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https://hdl.handle.net/1822/40578
Título: | Influência do filer e da borracha no comportamento do mástique asfáltico |
Outro(s) título(s): | Influence of the filer and rubber on the behavior of the asphalt mastic |
Autor(es): | Oliveira, Bruno Manuel da Silva |
Orientador(es): | Pais, Jorge C. |
Palavras-chave: | Mástique asfáltico Filer Borracha Comportamento Asphalt mastic Filler Rubber Behavior |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A constante atividade da sociedade obriga ao desenvolvimentos infraestruturas de transporte
que permitam um eficaz movimentos de pessoas e mercadorias, a custos cada vez menores,
tanto em termos de construção como de manutenção ao longo do seu ciclo de vida. Associado
às infraestruturas de transporte encontram-se os pavimentos, os quais devem ser mais
resistentes e duradouros, o que pode ser assegurado pela utilização de misturas betuminosas
com cada vez melhor desempenho, podendo atuar quer ao nível dos ligantes quer ao nível da
sua composição.
O presente estudo tem como objetivo estudar o comportamento do mástique asfáltico perante a
utilização de diferentes tipos de betume e filer, bem como para o caso de utilização de betumeborracha.
Para a realização deste trabalho utilizou-se 2 tipos de borracha (criogénica e
ambiental) e 3 tipos de filer (pó calcário, cimento e cal hidráulica), incorporados nos 2 tipos de
betume mais utilizados em Portugal (35/50 e 50/70).
O comportamento mecânico do mástique foi avaliado recorrendo a ensaios relacionados com o
comportamento, nomeadamente: penetração com agulha, temperatura de amolecimento pelo
método do anel e bola, viscosidade com recurso a um viscosímetro brookfield e resiliência. Foi
feita avaliado o comportamento reológico dos mástiques recorrendo a um reómetro dinâmico
de corte.
Os resultados obtidos permitiram perceber a forma como o tipo de filer, o betume e o tipo de
borracha influencia o comportamento do mástique. Constant demands of society make it utterly necessary for it to occur a development of transportation infrastructures so as to allow an effective flow of people and goods with smaller costs, whether in terms of construction as well as in terms of maintenance during its life cycle. Associated to transportation infrastructures are pavements and those ought to be more resistant and lasting, which can be ensured through the use of bituminous mixtures with an increasingly better performance, being able to perform both with binders and its composition. This paper aims at studying the behavior of asphaltic mastic facing the use of different types of bitumen and filler as well as the case of the use of rubber bitumen. For this paper were used two types or rubber (cryogenic and ambient) and three types of filler (limestone filler, cement and hydraulic lime) incorporated in the two most used types of bitumen in Portugal (35/50 and 50/70). The mechanical behavior of the mastic was evaluated through performance related tests, namely, needle penetration, softening temperature with the ring and ball method, viscosity using a Brookfield viscometer and resilience. The rheological behavior of the mastics was done using a dynamic shear rheometer. Results obtained allowed to understand the way the kind of filler, bitumen and rubber influences the behavior of the mastic. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40578 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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