Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40472
Título: | Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa |
Outro(s) título(s): | Children ́s literature and education for democracy: A pedagogical intervention in the 4th grade of a Portuguese Elementary School |
Autor(es): | Azevedo, Fernando Barros, Diana Veloso |
Palavras-chave: | Leitura Literatura infantil Conhecimento histórico Content Area Literacy Children's literature Reading comprehension Historical knowledge |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
Revista: | Revista Textura |
Citação: | Azevedo, F. & Barros, D. V. (2015). Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa. Textura (Ulbra), 17(35), 7-36. |
Resumo(s): | Este artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver competências literácitas, especificamente ao nível da leitura e compreensão leitora; e (2) construir o conhecimento histórico, recorrendo a obras de literatura infanto-juvenil que recriam eventos históricos. O referencial teórico baseou-se quer no conceito de Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010), quer no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006). This paper documents a pedagogical intervention conducted with Portuguese students in the 4th grade of an Elementary School, which had two goals: (1) to develop literacy competences, mainly reading and reading comprehension; (2) to construct historical knowledge through children’s literature books which show historical events. The theoretical mainframe is based on Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010) and on Literature Based Reading Activities (YOOP; YOOP, 2006). |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40472 |
ISSN: | 2358-0801 |
Versão da editora: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1587/1249 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1587-5034-1-PB.pdf | 558,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons