Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40472
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Fernando | por |
dc.contributor.author | Barros, Diana Veloso | por |
dc.date.accessioned | 2016-02-22T12:47:47Z | - |
dc.date.available | 2016-02-22T12:47:47Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Azevedo, F. & Barros, D. V. (2015). Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa. Textura (Ulbra), 17(35), 7-36. | por |
dc.identifier.issn | 2358-0801 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/40472 | - |
dc.description.abstract | Este artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver competências literácitas, especificamente ao nível da leitura e compreensão leitora; e (2) construir o conhecimento histórico, recorrendo a obras de literatura infanto-juvenil que recriam eventos históricos. O referencial teórico baseou-se quer no conceito de Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010), quer no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006). | por |
dc.description.abstract | This paper documents a pedagogical intervention conducted with Portuguese students in the 4th grade of an Elementary School, which had two goals: (1) to develop literacy competences, mainly reading and reading comprehension; (2) to construct historical knowledge through children’s literature books which show historical events. The theoretical mainframe is based on Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010) and on Literature Based Reading Activities (YOOP; YOOP, 2006). | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.subject | Conhecimento histórico | por |
dc.subject | Content Area Literacy | por |
dc.subject | Children's literature | por |
dc.subject | Reading comprehension | por |
dc.subject | Historical knowledge | por |
dc.title | Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa | por |
dc.title.alternative | Children ́s literature and education for democracy: A pedagogical intervention in the 4th grade of a Portuguese Elementary School | eng |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1587/1249 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 7 | por |
oaire.citationEndPage | 36 | por |
oaire.citationIssue | 35 | por |
oaire.citationConferencePlace | Canoas, Brasil | por |
oaire.citationTitle | Revista Textura | por |
oaire.citationVolume | 17 | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista Textura | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1587-5034-1-PB.pdf | 558,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons