Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40004
Título: | Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos |
Autor(es): | Cruz, Sara Maria Alves Lencastre, José Alberto Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Edição criativa de vídeo Ecrãs públicos Conceitos complexos Aprendizagem Creative video edition Public displays Threshold concepts Learning |
Data: | Dez-2015 |
Editora: | Instituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educação |
Revista: | Sensos-e |
Resumo(s): | A edição criativa de vídeos pelos próprios alunos pode contribuir para a construção colaborativa do conhecimento. O presente artigo apresenta resultados de um estudo exploratório que tentou perceber o potencial da edição de vídeo e interação com um ecrã público como forma de promover a reflexão sobre conceitos complexos e a construção colaborativa do conhecimento. Optamos por uma metodologia mista envolvendo a recolha de dados quantitativos e qualitativos através de um processo que compreendeu três etapas. Na primeira etapa procedeu-se à recolha de conceitos complexos junto de um grupo de professores das áreas CTEM. Na segunda promovemos a edição criativa de vídeos com alunos. Na terceira realizou-se a partilha dos vídeos num ecrã público localizado na escola. A análise dos dados permitiu perceber que a edição criativa de vídeos pelos próprios alunos motiva-os para trabalhar conceitos curriculares e que a compreensão destes conceitos é reforçada pelo seu envolvimento individual. Percebemos que a partilha de vídeos no ecrã público promoveu a curiosidade da comunidade escolar pelo conteúdo dos vídeos. Percebemos também que a reflexão dos professores em torno das dificuldades habitualmente encontradas nos alunos permitiu pensar nas causas e, sobretudo, em maneiras de ajudar o aluno a compreender os conceitos complexos. |
Tipo: | Preprint |
Descrição: | A investigação conducente a estes resultados foi financiada pelo 7º Programa-Quadro da Comunidade Europeia (FP7 / 2007-2013) ao abrigo do contrato de concessão no. 317964 JUXTALEARN. http://juxtalearn.org. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40004 |
ISSN: | 2183-1432 |
Versão da editora: | The original publication is available at http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9349 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
preprint_SENSOS-e_2015.pdf | 944,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |