Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40004
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Sara Maria Alves | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | por |
dc.date.accessioned | 2016-02-02T13:01:53Z | - |
dc.date.available | 2016-02-02T13:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-12 | - |
dc.identifier.issn | 2183-1432 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/40004 | - |
dc.description | A investigação conducente a estes resultados foi financiada pelo 7º Programa-Quadro da Comunidade Europeia (FP7 / 2007-2013) ao abrigo do contrato de concessão no. 317964 JUXTALEARN. http://juxtalearn.org. | por |
dc.description.abstract | A edição criativa de vídeos pelos próprios alunos pode contribuir para a construção colaborativa do conhecimento. O presente artigo apresenta resultados de um estudo exploratório que tentou perceber o potencial da edição de vídeo e interação com um ecrã público como forma de promover a reflexão sobre conceitos complexos e a construção colaborativa do conhecimento. Optamos por uma metodologia mista envolvendo a recolha de dados quantitativos e qualitativos através de um processo que compreendeu três etapas. Na primeira etapa procedeu-se à recolha de conceitos complexos junto de um grupo de professores das áreas CTEM. Na segunda promovemos a edição criativa de vídeos com alunos. Na terceira realizou-se a partilha dos vídeos num ecrã público localizado na escola. A análise dos dados permitiu perceber que a edição criativa de vídeos pelos próprios alunos motiva-os para trabalhar conceitos curriculares e que a compreensão destes conceitos é reforçada pelo seu envolvimento individual. Percebemos que a partilha de vídeos no ecrã público promoveu a curiosidade da comunidade escolar pelo conteúdo dos vídeos. Percebemos também que a reflexão dos professores em torno das dificuldades habitualmente encontradas nos alunos permitiu pensar nas causas e, sobretudo, em maneiras de ajudar o aluno a compreender os conceitos complexos. | por |
dc.description.sponsorship | 7º Programa Quadro | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educação | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/317964/EU | por |
dc.relation | Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Edição criativa de vídeo | por |
dc.subject | Ecrãs públicos | por |
dc.subject | Conceitos complexos | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Creative video edition | por |
dc.subject | Public displays | por |
dc.subject | Threshold concepts | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.title | Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos | por |
dc.type | preprint | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | The original publication is available at http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9349 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 18 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto | por |
oaire.citationTitle | SENSOS-e | por |
oaire.citationVolume | II | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Sensos-e | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
preprint_SENSOS-e_2015.pdf | 944,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |