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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Sara Maria Alvespor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereirapor
dc.date.accessioned2016-02-02T13:01:53Z-
dc.date.available2016-02-02T13:01:53Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.issn2183-1432-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40004-
dc.descriptionA investigação conducente a estes resultados foi financiada pelo 7º Programa-Quadro da Comunidade Europeia (FP7 / 2007-2013) ao abrigo do contrato de concessão no. 317964 JUXTALEARN. http://juxtalearn.org.por
dc.description.abstractA edição criativa de vídeos pelos próprios alunos pode contribuir para a construção colaborativa do conhecimento. O presente artigo apresenta resultados de um estudo exploratório que tentou perceber o potencial da edição de vídeo e interação com um ecrã público como forma de promover a reflexão sobre conceitos complexos e a construção colaborativa do conhecimento. Optamos por uma metodologia mista envolvendo a recolha de dados quantitativos e qualitativos através de um processo que compreendeu três etapas. Na primeira etapa procedeu-se à recolha de conceitos complexos junto de um grupo de professores das áreas CTEM. Na segunda promovemos a edição criativa de vídeos com alunos. Na terceira realizou-se a partilha dos vídeos num ecrã público localizado na escola. A análise dos dados permitiu perceber que a edição criativa de vídeos pelos próprios alunos motiva-os para trabalhar conceitos curriculares e que a compreensão destes conceitos é reforçada pelo seu envolvimento individual. Percebemos que a partilha de vídeos no ecrã público promoveu a curiosidade da comunidade escolar pelo conteúdo dos vídeos. Percebemos também que a reflexão dos professores em torno das dificuldades habitualmente encontradas nos alunos permitiu pensar nas causas e, sobretudo, em maneiras de ajudar o aluno a compreender os conceitos complexos.por
dc.description.sponsorship7º Programa Quadropor
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educaçãopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/317964/EUpor
dc.relationProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEdição criativa de vídeopor
dc.subjectEcrãs públicospor
dc.subjectConceitos complexospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCreative video editionpor
dc.subjectPublic displayspor
dc.subjectThreshold conceptspor
dc.subjectLearningpor
dc.titleDa reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicospor
dc.typepreprintpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe original publication is available at http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9349por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage18por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationConferencePlacePortopor
oaire.citationTitleSENSOS-epor
oaire.citationVolumeIIpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalSensos-epor
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