Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39980
Título: | Vamos escrever o livro da nossa infância… e construir uma interacção educativa |
Autor(es): | Sarmento, Teresa |
Editor(es): | Salgado, Raquel Gonçalves Rocha, Simone Albuquerque da |
Palavras-chave: | Relação escola-pais Literacia Formação contínua |
Data: | Set-2011 |
Editora: | Editora da Universidade Federal de Mato Grosso |
Resumo(s): | O envolvimento das crianças na promoção das relações escola-família tem sido referido por alguns autores (Edwards, 2000; Perrenoud, 1987; Sarmento, T. e Marques, 2007; Silva, 2007), identificando estratégias que as mesmas utilizam para promoverem ou impedirem esse relacionamento. O objetivo deste trabalho é analisar as dinâmicas entre crianças-pais-professores, através do desenvolvimento do projeto "Aproximação de gerações através do património linguístico, urbano e cultural", cujo principal objectivo consistiu em promover a literacia a partir da interacção entre filhos e pais. O projecto integrou seis educadoras de infância de um jardim-de-infância de ambiente urbano (seis classes), bem como professores de duas escolas diferentes - uma de ambiente urbano e outra inserida em ambiente rural. O projeto foi organizado em três fases fundamentais: 1) entrevistas e pré-teste, 2) desenvolvimento de iniciativas de promoção da relação entre pais e filhos, incluindo a produção de um livro de memórias de infância, 3) aplicação das entrevistas finais e pós-testes. Ao mesmo tempo, ao longo do ano lectivo, a equipa que integrou a investigação participou de reuniões periódicas a fim de discutir a dinâmica de cada grupo, fazendo desses momentos espaços de formação contínua. Neste texto apresenta-se o referencial teórico bem como a descrição do desenvolvimento do projecto, salientando as práticas em contexto educativo. Destaca-se das conclusões as dinâmicas que o projecto conseguiu implementar nas diferentes escolas, com professores e crianças que, à partida, não estavam envolvidas no projecto, as diferentes formas de participação e a expansão de práticas educacionais a partir da reflexão sobre o projeto central. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39980 |
ISBN: | 978-85-327-0401-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vamos escrever o livro da nossa infância.pdf | 359,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |