Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39980
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarmento, Teresa | por |
dc.contributor.editor | Salgado, Raquel Gonçalves | por |
dc.contributor.editor | Rocha, Simone Albuquerque da | por |
dc.date.accessioned | 2016-02-02T11:15:58Z | - |
dc.date.available | 2016-02-02T11:15:58Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-327-0401-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/39980 | - |
dc.description.abstract | O envolvimento das crianças na promoção das relações escola-família tem sido referido por alguns autores (Edwards, 2000; Perrenoud, 1987; Sarmento, T. e Marques, 2007; Silva, 2007), identificando estratégias que as mesmas utilizam para promoverem ou impedirem esse relacionamento. O objetivo deste trabalho é analisar as dinâmicas entre crianças-pais-professores, através do desenvolvimento do projeto "Aproximação de gerações através do património linguístico, urbano e cultural", cujo principal objectivo consistiu em promover a literacia a partir da interacção entre filhos e pais. O projecto integrou seis educadoras de infância de um jardim-de-infância de ambiente urbano (seis classes), bem como professores de duas escolas diferentes - uma de ambiente urbano e outra inserida em ambiente rural. O projeto foi organizado em três fases fundamentais: 1) entrevistas e pré-teste, 2) desenvolvimento de iniciativas de promoção da relação entre pais e filhos, incluindo a produção de um livro de memórias de infância, 3) aplicação das entrevistas finais e pós-testes. Ao mesmo tempo, ao longo do ano lectivo, a equipa que integrou a investigação participou de reuniões periódicas a fim de discutir a dinâmica de cada grupo, fazendo desses momentos espaços de formação contínua. Neste texto apresenta-se o referencial teórico bem como a descrição do desenvolvimento do projecto, salientando as práticas em contexto educativo. Destaca-se das conclusões as dinâmicas que o projecto conseguiu implementar nas diferentes escolas, com professores e crianças que, à partida, não estavam envolvidas no projecto, as diferentes formas de participação e a expansão de práticas educacionais a partir da reflexão sobre o projeto central. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora da Universidade Federal de Mato Grosso | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Relação escola-pais | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Formação contínua | por |
dc.title | Vamos escrever o livro da nossa infância… e construir uma interacção educativa | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 65 | por |
oaire.citationEndPage | 82 | por |
oaire.citationConferencePlace | Brasil | por |
oaire.citationTitle | Educação infantil: a criança e as linguagens na/da infância | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Educação infantil: a criança e as linguagens na/da infância | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vamos escrever o livro da nossa infância.pdf | 359,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |