Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39980

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.contributor.editorSalgado, Raquel Gonçalvespor
dc.contributor.editorRocha, Simone Albuquerque dapor
dc.date.accessioned2016-02-02T11:15:58Z-
dc.date.available2016-02-02T11:15:58Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.isbn978-85-327-0401-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39980-
dc.description.abstractO envolvimento das crianças na promoção das relações escola-família tem sido referido por alguns autores (Edwards, 2000; Perrenoud, 1987; Sarmento, T. e Marques, 2007; Silva, 2007), identificando estratégias que as mesmas utilizam para promoverem ou impedirem esse relacionamento. O objetivo deste trabalho é analisar as dinâmicas entre crianças-pais-professores, através do desenvolvimento do projeto "Aproximação de gerações através do património linguístico, urbano e cultural", cujo principal objectivo consistiu em promover a literacia a partir da interacção entre filhos e pais. O projecto integrou seis educadoras de infância de um jardim-de-infância de ambiente urbano (seis classes), bem como professores de duas escolas diferentes - uma de ambiente urbano e outra inserida em ambiente rural. O projeto foi organizado em três fases fundamentais: 1) entrevistas e pré-teste, 2) desenvolvimento de iniciativas de promoção da relação entre pais e filhos, incluindo a produção de um livro de memórias de infância, 3) aplicação das entrevistas finais e pós-testes. Ao mesmo tempo, ao longo do ano lectivo, a equipa que integrou a investigação participou de reuniões periódicas a fim de discutir a dinâmica de cada grupo, fazendo desses momentos espaços de formação contínua. Neste texto apresenta-se o referencial teórico bem como a descrição do desenvolvimento do projecto, salientando as práticas em contexto educativo. Destaca-se das conclusões as dinâmicas que o projecto conseguiu implementar nas diferentes escolas, com professores e crianças que, à partida, não estavam envolvidas no projecto, as diferentes formas de participação e a expansão de práticas educacionais a partir da reflexão sobre o projeto central.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Mato Grossopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRelação escola-paispor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.titleVamos escrever o livro da nossa infância… e construir uma interacção educativapor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage65por
oaire.citationEndPage82por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationTitleEducação infantil: a criança e as linguagens na/da infânciapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleEducação infantil: a criança e as linguagens na/da infânciapor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vamos escrever o livro da nossa infância.pdf359,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID