Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3961
Título: | A imagem da imagem da obra de arte no uso dos manuais de educação visual |
Autor(es): | Ribeiro, Angelo Manuel Morgado |
Orientador(es): | Silva, Bento Duarte da |
Data: | 2005 |
Resumo(s): | Nesta dissertação estudámos o uso dos manuais escolares na disciplina de
Educação Visual, focando, de um modo particular, a representatividade da imagem da
obra de arte nos manuais desta disciplina, sendo esta uma das grandes áreas da educação
artística presentes na organização curricular do ensino básico. Num tempo marcado pela
tecnologia dos bits, procurámos averiguar a utilidade do manual na óptica dos seus
utilizadores e autores (alunos, professores, autores/editores). Para isso, adoptámos uma
metodologia de investigação de tipo survey baseada, por um lado, numa análise
documental dos manuais existentes e comercializados no ano lectivo de 2003-2004,
criando para este efeito grelhas de análise de conteúdo e, por outro lado, recolhemos a
opinião, através de questionários, de professores da disciplina de Educação Visual e de
alunos das 23 escolas da rede escolar (3º ciclo do ensino básico) do concelho de Vila
Nova de Gaia, bem como de autores/editores dos manuais. Os resultados mostram que o
manual continua a ser um importante recurso pedagógico actuando como guia de
orientação das aulas, sendo que a principal valorização para a disciplina de Educação
Visual recai na sua utilidade para a leitura de imagens. No campo específico da obra de
arte, alguns manuais (ainda que em número diminuto) sugerem a Internet como suporte
complementar indicando sítios associados ao desenvolvimento de conteúdos da
disciplina de Educação Visual. Em nossa opinião, esta complementaridade, praticada
ainda de forma ténue, permite vislumbrar o caminho a trilhar na produção dos manuais
escolares nos tempos actuais da Sociedade da Informação. In the present work, we studied the usage of school coursebooks of the Arts subject, focusing on the representation of the piece of art, having into consideration that this is one of the biggest areas of artistic education which are present in the elementary school curricula. At a time stressed by the bits of technology we tried to get to know the usage of the coursebook done by its users and authors (students, teachers, authors/editors). Therefore, we have adopted an investigation methodology of the survey type based, on the one hand, in documentary analysis of the existent material which has been in the market during last school year (2003-2004), creating analysis grids; on the other hand, we have collected the opinion (through questionnaires) of the teachers, authors and students of this subject (Elementary School – 3rd Cycle) in the school area of Vila Nova de Gaia. In this specific area of piece of art, some coursebooks (even in a not very important number) suggest the Internet as a support piece of work, including specific sites where additional information for the development of contents for this very subject can be found. This situation, which is done in a very tenuous way, allows us to rethink the path for the production of school coursebooks at present time of Information Society. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação, área de Tecnologia Educativa. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3961 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A imagem da imagem da arte no uso dos manuais de Educação Vi.pdf | 674,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |