Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38407

TítuloRelação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
Outro(s) título(s)The relationship between the motor development of children, as the motor performance on handling objects and their entrepreneurial characteristics
Autor(es)Oliveira, Vítor Manuel Rodrigues
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Crianças
Desenvolvimento motor
Habilidades motoras de manipulação
Caraterísticas empreendedoras
Physical education
Children
Motor development
Handing objects
Entrepreneurial characteristics
Data2015
Resumo(s)O presente relatório visa descrever um conjunto de experiências que me permitem realizar uma análise reflexiva sobre o ano letivo enquanto professor estagiário. Ao longo do relatório foram discutidos vários temas como as minhas expetativas, as características da turma, escola e meio em que se inserem, bem como foi explicado a forma como geri o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, respeitando as diferenças de cada um e quais as atividades realizadas ao longo do ano de forma a explicar a minha relação com a escola e com a comunidade. Por último foi descrita uma investigação que pretende perceber qual a relação entre o desenvolvimento motor, quanto ao desempenho motor de controlo de objetos e a presença de caraterísticas empreendedoras, numa amostra de 78 alunos do 1º, 3º e 7º ano de escolaridade que frequentam o mesmo agrupamento de escolas na cidade de Braga. Para a determinação do desenvolvimento motor das crianças do 1º e 3º ano de escolaridade, utilizou-se o teste de avaliação TGMD-2 (Ulrich, 2000). Para a determinação das caraterísticas empreendedoras das crianças do 1º e 3º ano de escolaridade, esta realizou-se em contexto de observação no recreio escolar. Para a determinação das caraterísticas empreendedoras das crianças do 7º ano de escolaridade, utilizou-se uma adaptação do questionário “Manual do Empreendedor” (2007). Os resultados verificaram que existem associações, ainda que não significativas, entre o nível de desenvolvimento motor e a presença de caraterísticas empreendedoras, com as crianças de melhores níveis a apresentarem caraterísticas empreendedoras, nomeadamente Criatividade/Inovação no 1º Ano e Assunção de Riscos e Relações Interpessoais no 3º Ano. No que diz respeito ao 7º Ano de escolaridade, podemos verificar que existe uma clara associação entre a prática de atividade física e a presença de caraterísticas empreendedoras, com associações estatisticamente significativas, na Assunção do Risco no género masculino. Como tal é necessário que os investigadores se debrucem sobre esta área para perceber com mais pormenor estas associações.
This report aims to describe a set of experiences that allow me to make a reflective analysis of this school year as a trainee teacher. During the report were discussed various topics such as my expectations, the class characteristics, school and environment in which it operates, as were explained how to manage the process of teaching and student learning, respecting differences of each and what activities held throughout the year in order to explain my relationship with the school and the community. Finally was described an investigation that aims to realize the relationship between motor development, as the motor performance on handling objects and the presence of entrepreneurial characteristics in a sample of 78 students of the 1st, 3rd and 7th grade who attend the same group of schools in the city of Braga. To determine the motor development of children of 1st and 3rd grade, was used the TGMD-2 assessment test (Ulrich, 2000). To determine the entrepreneurial characteristics of children of 1st and 3rd grade was held in the context of observation in the school playground. To determine the entrepreneurial characteristics of children's 7th grade, we used an adaptation to the "Entrepreneur's Guide" (2007). The results verified that there are associations, although not significant, between motor development level and the presence of entrepreneurial characteristics, with children of better levels to present entrepreneurial characteristics, particularly Creativity/Innovation in 1st grade and Risk- Taking and Interpersonal Relations in the 3rd grade. Concerning to the 7th grade, we can observe that there is a clear association between physical activity and the presence of entrepreneurial characteristics, with statistically significant associations in the Risk Assumption in males. As a recommendation, researchers must develop studies in this area to better understand this association.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38407
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vítor Manuel Rodrigues Oliveira.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID