Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37882

TítuloO aquecimento direcionado como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo
Outro(s) título(s)The directional warm-up as a pedagogical tool in the teaching of the double bass
Autor(es)Gonçalves, Cristiana de Sousa
Orientador(es)Pipa, Luís
Arrais, Nuno Manuel Calheno
Palavras-chaveContrabaixo
Aquecimento direcionado
Ferramenta pedagógica
Double bass
Directional warm up
Pedagogical tool
Data2014
Resumo(s)Partindo da necessidade de mudar a mentalidade da grande maioria dos músicos instrumentistas, que ignoram a prática de aquecimento antes do seu estudo diário ou de um dia de ensaios, e tentando incutir esse hábito nas crianças desde cedo para que comecem a criar uma cultura nesse sentido, procurou-se desenvolver um tipo de aquecimento adequado e lógico que pudesse ser implementado nas aulas de contrabaixo. A este aquecimento atribui-se a designação de “aquecimento direccionado”, uma vez que é um aquecimento pensado diretamente para cada tipo de repertório e tem como objetivo principal a antecipação e resolução de problemas. Neste projeto de intervenção procurou-se apurar se este tipo de aquecimento produz uma influência direta e significativa na introdução de novos conteúdos, e se existem vantagens na sua utilização enquanto ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo.
Starting from the need to change some mindset from the most part of performing musicians that ignore the exercise of warming up before practice, or before a rehearsal day, and with the purpose of introducing this habit on children from an early age, we tried to develop an appropriate and logical type of warm up that could be implemented on double bass classes. To this type of warm up is attributed the designation of “directional warm up”, since it is thought directly to each type of repertoire and aims to anticipate and solve a wide range of problems. This intervention project assesses whether this type of warming up produces a direct and significant influence on the introduction of new contents, and if there are advantages in its use as a pedagogical tool in the teaching of the double bass.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino da Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37882
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_Cristiana.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID