Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37882
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pipa, Luís | por |
dc.contributor.advisor | Arrais, Nuno Manuel Calheno | por |
dc.contributor.author | Gonçalves, Cristiana de Sousa | por |
dc.date.accessioned | 2015-11-02T10:44:32Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37882 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino da Música | por |
dc.description.abstract | Partindo da necessidade de mudar a mentalidade da grande maioria dos músicos instrumentistas, que ignoram a prática de aquecimento antes do seu estudo diário ou de um dia de ensaios, e tentando incutir esse hábito nas crianças desde cedo para que comecem a criar uma cultura nesse sentido, procurou-se desenvolver um tipo de aquecimento adequado e lógico que pudesse ser implementado nas aulas de contrabaixo. A este aquecimento atribui-se a designação de “aquecimento direccionado”, uma vez que é um aquecimento pensado diretamente para cada tipo de repertório e tem como objetivo principal a antecipação e resolução de problemas. Neste projeto de intervenção procurou-se apurar se este tipo de aquecimento produz uma influência direta e significativa na introdução de novos conteúdos, e se existem vantagens na sua utilização enquanto ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo. | por |
dc.description.abstract | Starting from the need to change some mindset from the most part of performing musicians that ignore the exercise of warming up before practice, or before a rehearsal day, and with the purpose of introducing this habit on children from an early age, we tried to develop an appropriate and logical type of warm up that could be implemented on double bass classes. To this type of warm up is attributed the designation of “directional warm up”, since it is thought directly to each type of repertoire and aims to anticipate and solve a wide range of problems. This intervention project assesses whether this type of warming up produces a direct and significant influence on the introduction of new contents, and if there are advantages in its use as a pedagogical tool in the teaching of the double bass. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Contrabaixo | por |
dc.subject | Aquecimento direcionado | por |
dc.subject | Ferramenta pedagógica | por |
dc.subject | Double bass | por |
dc.subject | Directional warm up | por |
dc.subject | Pedagogical tool | por |
dc.title | O aquecimento direcionado como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo | por |
dc.title.alternative | The directional warm-up as a pedagogical tool in the teaching of the double bass | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201513846 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio_Cristiana.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |