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https://hdl.handle.net/1822/37682
Título: | O deslocamento ativo no trajeto casa-escola em adolescentes de uma escola secundária de São Luís/MA/Brasil |
Autor(es): | Souza, Sérgio Pereira, Beatriz Oliveira Matos, Ana Paula Rodrigues Silva, Alanna Santos, Ednardo Sousa, Letícia Caracas, Tatiane Santana, Paulo Vitor |
Palavras-chave: | Deslocamento ativo Adolescentes Atividade física Caminhar |
Data: | Jul-2015 |
Editora: | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) |
Resumo(s): | Estudos tem demonstrado a prevalência de um comportamento sedentário em crianças e adolescentes, evidenciando, um problema de saúde pública mundial devido à sua associação com o excesso de peso e a obesidade. Estratégias tem sido pensadas e realizadas com o propósito de aumentar o nível de atividade física em adolescentes nas dimensões esportiva, lazer e de deslocamento. O deslocamento ativo – DA (caminhar ou pedalar) para a escola pode potencializar o nível diário de atividade física e colaborar no cumprimento das recomendações internacionais da Organização Mundial da Saúde (60min). Este estudo objetivou descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino secundário de uma escola pública do município de São Luís/MA e sua relação com o género e principais limitações ao deslocamento ativo. Participaram do estudo 78 adolescentes (33M/45F) que responderam um questionário sobre aspetos relacionados às formas de deslocamento no trajeto casa-escola, suas perceções e respetivas rotinas de vida. Os resultados demonstraram que mais de metade dos inquiridos se desloca de forma ativa à escola, não se registaram contudo diferenças estatisticamente significativas entre os géneros. A forma de deslocamento mais utilizada foi a pé, seguida por autocarro, carro e apenas dois adolescentes declararam que utilizam a bicicleta como meio de transporte para a escola. As principais limitações apontadas pelos inquiridos ao deslocamento ativo foram o trânsito intenso/comportamento dos motoristas, percepções de insegurança/violência, distância e aspectos relacionados à infraestrutura (falta de calçadas, ciclovias). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37682 |
ISBN: | 978-972-8969-11-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O DESLOC ATIVO_SSOUZA ET AL_SIEFLAS2015.pdf | 391,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |