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https://hdl.handle.net/1822/37682
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Sérgio | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | por |
dc.contributor.author | Matos, Ana Paula Rodrigues | por |
dc.contributor.author | Silva, Alanna | por |
dc.contributor.author | Santos, Ednardo | por |
dc.contributor.author | Sousa, Letícia | por |
dc.contributor.author | Caracas, Tatiane | por |
dc.contributor.author | Santana, Paulo Vitor | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-21T12:04:49Z | - |
dc.date.available | 2015-10-21T12:04:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-11-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37682 | - |
dc.description.abstract | Estudos tem demonstrado a prevalência de um comportamento sedentário em crianças e adolescentes, evidenciando, um problema de saúde pública mundial devido à sua associação com o excesso de peso e a obesidade. Estratégias tem sido pensadas e realizadas com o propósito de aumentar o nível de atividade física em adolescentes nas dimensões esportiva, lazer e de deslocamento. O deslocamento ativo – DA (caminhar ou pedalar) para a escola pode potencializar o nível diário de atividade física e colaborar no cumprimento das recomendações internacionais da Organização Mundial da Saúde (60min). Este estudo objetivou descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino secundário de uma escola pública do município de São Luís/MA e sua relação com o género e principais limitações ao deslocamento ativo. Participaram do estudo 78 adolescentes (33M/45F) que responderam um questionário sobre aspetos relacionados às formas de deslocamento no trajeto casa-escola, suas perceções e respetivas rotinas de vida. Os resultados demonstraram que mais de metade dos inquiridos se desloca de forma ativa à escola, não se registaram contudo diferenças estatisticamente significativas entre os géneros. A forma de deslocamento mais utilizada foi a pé, seguida por autocarro, carro e apenas dois adolescentes declararam que utilizam a bicicleta como meio de transporte para a escola. As principais limitações apontadas pelos inquiridos ao deslocamento ativo foram o trânsito intenso/comportamento dos motoristas, percepções de insegurança/violência, distância e aspectos relacionados à infraestrutura (falta de calçadas, ciclovias). | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Deslocamento ativo | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Atividade física | por |
dc.subject | Caminhar | por |
dc.title | O deslocamento ativo no trajeto casa-escola em adolescentes de uma escola secundária de São Luís/MA/Brasil | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 154 | por |
oaire.citationEndPage | 164 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | por |
dc.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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O DESLOC ATIVO_SSOUZA ET AL_SIEFLAS2015.pdf | 391,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |