Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37609
Título: | Escrita de diários para melhorar a qualidade da escrita |
Outro(s) título(s): | Writing journals to enhance writing quality |
Autor(es): | Oliveira, Vera Patrícia Serra de |
Orientador(es): | Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Escrita Qualidade Diários Autorregulação Quarto ano Writing Quality Writing journals Self-regulation Fourth grades |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A literatura tem indicado amplamente que o aumento da frequência e da quantidade da escrita
associada ao conhecimento que os alunos têm do tema pode melhorar a qualidade da escrita.
Neste sentido, dado os poucos estudos na área, o presente estudo, pretendeu oferecer
momentos extra de escrita para os alunos e investigar se esses promovem a qualidade, os
processos autorregulatórios e a atitude face à escrita. As atividades de escrita propostas foram
em formato de diário, ferramenta informal e pessoal, que permite aos alunos escreverem sobre
um tema do seu domínio. Os dados foram recolhidos através de um desenho quasiexperimental
de medidas repetidas, ao longo de 5 meses. No estudo participaram 182 alunos
do 4.º ano de escolaridade e os resultados foram analisados através de uma análise de
variância (ANOVA) de medidas repetidas. Os resultados mostram que a construção de
oportunidades extra de escrita através da ferramenta utilizada melhorou a qualidade da escrita,
os processos de autorregulação e a atitude dos alunos perante a escrita. Literature has stated widely that the increase in the frequency and amount of writing associated with the students’ knowledge on the topic can improve the writing quality. In this sense, given the few studies in the area, this study aimed to provide extra writing opportunities for students, and investigate whether these writing tasks promote the writing quality, self-regulation processes and the attitude towards writing. Students did writing journals, which are informal and personal tools that allow students to write on a topic of their choice. Data were collected using a quasi-experimental design with repeated measures over 5 months. In the present study, participated 182 students of the 4th grade. To analysis data we performed a one-way ANOVA with repeated measures. The results showed that offering extra writing opportunities through writing journals, increased the writing quality, the self-regulation process and the attitude toward writing of students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37609 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Patrícia Serra de Oliveira.pdf Acesso restrito! | 1,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |