Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37609

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Pedropor
dc.contributor.authorOliveira, Vera Patrícia Serra depor
dc.date.accessioned2015-10-12T15:21:53Z-
dc.date.available2015-10-12T15:21:53Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37609-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA literatura tem indicado amplamente que o aumento da frequência e da quantidade da escrita associada ao conhecimento que os alunos têm do tema pode melhorar a qualidade da escrita. Neste sentido, dado os poucos estudos na área, o presente estudo, pretendeu oferecer momentos extra de escrita para os alunos e investigar se esses promovem a qualidade, os processos autorregulatórios e a atitude face à escrita. As atividades de escrita propostas foram em formato de diário, ferramenta informal e pessoal, que permite aos alunos escreverem sobre um tema do seu domínio. Os dados foram recolhidos através de um desenho quasiexperimental de medidas repetidas, ao longo de 5 meses. No estudo participaram 182 alunos do 4.º ano de escolaridade e os resultados foram analisados através de uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas. Os resultados mostram que a construção de oportunidades extra de escrita através da ferramenta utilizada melhorou a qualidade da escrita, os processos de autorregulação e a atitude dos alunos perante a escrita.por
dc.description.abstractLiterature has stated widely that the increase in the frequency and amount of writing associated with the students’ knowledge on the topic can improve the writing quality. In this sense, given the few studies in the area, this study aimed to provide extra writing opportunities for students, and investigate whether these writing tasks promote the writing quality, self-regulation processes and the attitude towards writing. Students did writing journals, which are informal and personal tools that allow students to write on a topic of their choice. Data were collected using a quasi-experimental design with repeated measures over 5 months. In the present study, participated 182 students of the 4th grade. To analysis data we performed a one-way ANOVA with repeated measures. The results showed that offering extra writing opportunities through writing journals, increased the writing quality, the self-regulation process and the attitude toward writing of students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectDiáriospor
dc.subjectAutorregulaçãopor
dc.subjectQuarto anopor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectQualitypor
dc.subjectWriting journalspor
dc.subjectSelf-regulationpor
dc.subjectFourth gradespor
dc.titleEscrita de diários para melhorar a qualidade da escritapor
dc.title.alternativeWriting journals to enhance writing qualitypor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc37.015.3-
dc.subject.udc159.947.34-
dc.subject.udc372.45-
dc.identifier.tid201174928por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologia-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Patrícia Serra de Oliveira.pdf
Acesso restrito!
1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID