Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37609
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosário, Pedro | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Vera Patrícia Serra de | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-12T15:21:53Z | - |
dc.date.available | 2015-10-12T15:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37609 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia | por |
dc.description.abstract | A literatura tem indicado amplamente que o aumento da frequência e da quantidade da escrita associada ao conhecimento que os alunos têm do tema pode melhorar a qualidade da escrita. Neste sentido, dado os poucos estudos na área, o presente estudo, pretendeu oferecer momentos extra de escrita para os alunos e investigar se esses promovem a qualidade, os processos autorregulatórios e a atitude face à escrita. As atividades de escrita propostas foram em formato de diário, ferramenta informal e pessoal, que permite aos alunos escreverem sobre um tema do seu domínio. Os dados foram recolhidos através de um desenho quasiexperimental de medidas repetidas, ao longo de 5 meses. No estudo participaram 182 alunos do 4.º ano de escolaridade e os resultados foram analisados através de uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas. Os resultados mostram que a construção de oportunidades extra de escrita através da ferramenta utilizada melhorou a qualidade da escrita, os processos de autorregulação e a atitude dos alunos perante a escrita. | por |
dc.description.abstract | Literature has stated widely that the increase in the frequency and amount of writing associated with the students’ knowledge on the topic can improve the writing quality. In this sense, given the few studies in the area, this study aimed to provide extra writing opportunities for students, and investigate whether these writing tasks promote the writing quality, self-regulation processes and the attitude towards writing. Students did writing journals, which are informal and personal tools that allow students to write on a topic of their choice. Data were collected using a quasi-experimental design with repeated measures over 5 months. In the present study, participated 182 students of the 4th grade. To analysis data we performed a one-way ANOVA with repeated measures. The results showed that offering extra writing opportunities through writing journals, increased the writing quality, the self-regulation process and the attitude toward writing of students. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Diários | por |
dc.subject | Autorregulação | por |
dc.subject | Quarto ano | por |
dc.subject | Writing | por |
dc.subject | Quality | por |
dc.subject | Writing journals | por |
dc.subject | Self-regulation | por |
dc.subject | Fourth grades | por |
dc.title | Escrita de diários para melhorar a qualidade da escrita | por |
dc.title.alternative | Writing journals to enhance writing quality | por |
dc.type | masterThesis | - |
dc.subject.udc | 37.015.3 | - |
dc.subject.udc | 159.947.34 | - |
dc.subject.udc | 372.45 | - |
dc.identifier.tid | 201174928 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | - |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Patrícia Serra de Oliveira.pdf Acesso restrito! | 1,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |