Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37529
Título: | Formar leitores: uma experiência no 4º ano de escolaridade, baseada no programa de leitura fundamentado na literatura |
Autor(es): | Sardinha, Maria da Graça Azevedo, Fernando José Fraga de Rato, Rosa |
Palavras-chave: | Leitura Sequência didática Literatura Ondjaki Reading Didactic sequence Literature |
Data: | 2014 |
Editora: | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) |
Revista: | Exedra |
Resumo(s): | O artigo apresenta o relato de uma intervenção no 4º ano de escolaridade com a obra de Ondjaki, Ynari, a menina das cinco tranças. A obra foi trabalhada em duas turmas distintas pertencentes ao mesmo agrupamento de escolas: numa com um conjunto de sequências didáticas baseadas no programa de leitura fundamentado na literatura (Yopp & Yopp, 2001); na turma de controlo com uma metodologia clássica. Os resultados da intervenção mostram que os alunos da turma onde foram aplicadas as sequências didáticas tiveram um melhor desempenho em vários itens quando comparados com os alunos da turma de controlo. The paper presents an intervention in 4th grade with the text of Ondjaki, Ynari, a menina das cinco tranças. The text was read into two distinct groups belonging to the same group of schools: in one with a set of didactic sequences based on the reading program based in the literature (Yopp & Yopp, 2001); in the control group with a classic methodology. Intervention results show that students in the class where the didactic sequences were applied performed better on several items when compared with students of the control group. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | Artigo disponível em www.exedrajournal.com |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37529 |
ISSN: | 1646-9526 |
Versão da editora: | www.exedrajournal.com |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons