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dc.contributor.authorTourinho, Carlos Alberto Moreirapor
dc.contributor.authorLopes, Felisbelapor
dc.date.accessioned2015-08-27T10:25:13Z-
dc.date.available2015-08-27T10:25:13Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36637-
dc.description.abstractO advento da TV digital trouxe, entre suas possibilidades, a promessa de uma maior participação e influência da audiência no conteúdo da programação. Num tempo de viragem para a TDT, queremos, com esta comunicação, avaliar como é que a interactividade está a ser promovida nos canais de televisão. A partir de uma releitura dos conceitos mais recentes associados à interactividade, faz-se uma avaliação empírica de sua aplicação nos telejornais portugueses. O objecto de estudo são os noticiários exibidos no prime-time e free-to-air: Telejornal (RTP1); Jornal da Noite (SIC) e Jornal das Oito (TVI). Esta escolha justifica-se pelo alcance e influência de suas mensagens e pelo consequente impacto que qualquer inovação que venham a adoptar tem nas respectivas audiências. Deste estudo resulta um retrato algo incipiente no que diz respeito à interactividade fomentada nos principais programas de informação. Será a TV portuguesa capaz de inverter esta tendência?por
dc.description.abstractThe multiple possibilities engendered by the advent of digital TV include the promise of greater audience participation, thus enabling viewers to influence programming content. As countries switch over to DTT, this communication aims to assess how interactivity is currently promoted on television. Following a review of recent interactivity concepts, this text provides an empirical evaluation of the application of such concepts to Portuguese TV news bulletins. The object of the study is evening news programmes that are broadcast during prime-time on free-to-air channels: Telejornal (RTP1), Jornal da Noite (SIC) and the Journal das Oito (TVI). This choice is justified by the scope and influence of the broadcast messages and the consequent impact that any innovations adopted therein may have on their respective audiences. This study provides an initial overview of the interactivity processes fostered in the main news programmes. Will Portuguese TV be able to reverse this trend?por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTelevisionpor
dc.subjectTV newspor
dc.subjectInteractivitypor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectDigital TVpor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectTelejornalpor
dc.subjectInteractividadepor
dc.subjectTV digitalpor
dc.titleExiste interactividade no telejornalismo português? Análise dos informativos do prime-timepor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://sopcom2011.up.pt/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate15 - 17 Dez. 2011por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage834por
oaire.citationEndPage851por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitleVII Congresso SOPCOM: Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da globalizaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationVII Congresso SOPCOM: Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da globalizaçãopor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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