Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35688

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEmmel, Rúbiapor
dc.contributor.authorAraújo, Maria Cristina Pansera depor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorBoff, Eva Teresinha de Oliveirapor
dc.date.accessioned2015-06-22T08:46:15Z-
dc.date.available2015-06-22T08:46:15Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.citationEmmel, R., Araujo, M.C.P., Carvalho, G.S., Boff, E.T.O. (2015). Concepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas. In: Livro de Atas do III CIECITEC (Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica). URI, Santo Ângelo, RS, Brasil, s/p. (ISSN: 2238-9237)por
dc.identifier.issn2238-9237-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35688-
dc.description.abstractNeste estudo, buscamos analisar e identificar as concepções de saúde expressas e subjacentes nas ementas dos componentes curriculares, nos cursos de Ciências Biológicas, de três universidades: UMINHO (Universidade do Minho), em Braga, Portugal; UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul), em Ijuí, e UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul), campus Cerro Largo. As duas últimas localizadas no sul do Brasil. Realizamos uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, buscando as disciplinas que continham na ementa ou nas referências o termo saúde. A Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2007) foi utilizada nos componentes curriculares em que foi identificada a temática saúde, que por sua vez, foram analisados através de categorias definidas a priori, que elucidavam concepções de saúde: a Biomédica e a Biopsicossocial. Isto permitiu identificar um agrupamento dos discursos, conforme a proximidade das concepções, predominantemente, na perspectiva Biomédica.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação para a saúdepor
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleConcepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.unijui.edu.br/eventos/3-congresso-internacional-em-sade-atenco-integral-sade-557-
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage8por
oaire.citationTitleIII CIECITEC (Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica)por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationIII CIECITEC (Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica)por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIECITEC_SaudeLicenciaturasBiol.pdfArtigo93,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID