Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34692
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Ferreira, Isabel Sofia da Silva |
Orientador(es): | Ferreira, Ana Cristina |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório evidencia a experiência profissional relevante da autora em diversas
vertentes, com destaque para as componentes científica, pedagógica e tecnológica, tendo sido
elaborado para a obtenção do grau de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores,
área de especialização em Matemática, ao abrigo do despacho RT-38/2011. Este documento
transmite um conjunto de vivências e aprendizagens permanentes de um percurso profissional que,
no seu todo, ultrapassam um espaço físico e um horário escolar.
O enquadramento histórico da evolução dos currículos, das metodologias e do estudo da
Geometria, permite perceber o fantasma do insucesso da Matemática que se arrasta por gerações. O
enquadramento científico do tema escolhido – Teorema de Tales e a Semelhança de Triângulos –
compreende uma breve descrição do Plano Euclidiano e a demonstração do Teorema de Tales. A
questão da incomensurabilidade surge no contexto da demonstração do teorema de Tales e é feito o
seu enquadramento. Evidenciam-se as diversas aplicações do teorema, nomeadamente na
demonstração dos critérios de semelhança de triângulos e na definição das razões trigonométricas.
Num relato conciso e contextualizado revela-se o trabalho desenvolvido com os alunos nas
diversas tarefas de sala de aula, sobressaindo ambientes de tecnologia, experiências práticas no
terreno e a participação em projetos, concursos, competições matemáticas, exposições, destacandose
o projeto Uma janela para a Matemática participante na 7.ª edição do Prémio Fundação Ilídio
Pinho “Ciência na Escola ”.
A formação contínua de atualização da área específica procurou acompanhar os ventos de
mudança dos diferentes programas da Matemática e a evolução tecnológica que a nova era impõe. O
crescimento profissional foi conseguido pelas bases científicas sólidas e atualizadas, apoiado numa
atitude pedagógica atenta e integradora. A reflexão do trabalho desenvolvido valida conjeturas e
projeta um trabalho futuro mais consciente da verdadeira competência matemática a desenvolver nos
nossos alunos. This report highlights the relevant professional experience of the author in several aspects, with emphasis on the scientific, educational and technological components, having been prepared in order to obtain the Master’s Degree in Sciences - Continuous Teacher Training in the Mathematics area of expertise, under the order RT-38/2011. This document conveys a set of permanent life and learning experiences of a career that, on the whole, goes beyond a physical space and a school schedule. The historical background in the evolution of curricula, the methodologies and the study of Geometry, allows us to comprehend the ghost of failure in mathematics that endures for generations. The scientific framework of the chosen theme - Thales' Theorem and the Similarity of Triangles - includes a brief description of the Euclidean Plane and the proof of Thales’ theorem. The issue of incommensurability arises in the context of the proof of Thales' theorem and the corresponding framework is done. Various uses of the theorem are highlighted, namely in the proof of the similarity of triangles criteria and in the definition of the trigonometric ratios. In a concise and contextualized analysis, the work done with the students in the various tasks of a classroom is exposed, stressing technology environments, practical field experiments and the participation in projects, contests, mathematical competitions, exhibitions, giving emphasis to the project A window for mathematics present at the 7th edition of the Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” Award (Ilídio Pinho Foundation "Science in School”). The continuous training to update the specific area aimed to follow the winds of change in the different programs of Mathematics and the technological developments that the new era enforces. The professional growth was achieved through solid and updated scientific background knowledge, supported by a mindful and integrating educational approach. The outcome of the completed work validates conjectures and it projects a future working more aware of the true mathematical competence to develop in our students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34692 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DMA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório_Profissional_Isabel_Sofia_da_Silva_Ferreira.pdf | 6,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |