Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34008
Título: | Usabilidade em interfaces para crianças |
Autor(es): | Mano, Alexandre Campos, J. Creissac |
Data: | Set-2006 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas |
Revista: | Jornal de Ciências Cognitivas |
Resumo(s): | O estudo da interacção entre crianças e computadores tem recebido atenção crescente nos últimos anos (ver, por exemplo, a série de conferências em Interaction Design and Children). A utilização de meios informáticos, quer para actividades educativas, quer para actividades de lazer (bem como a sua integração), tem um potencial genericamente reconhecido. No entanto, é necessário estudar de que forma as crianças interpretam e interagem com as interfaces se pretendemos desenvolver sistemas bem sucedidos. O objectivo do estudo apresentado nesta comunicação consistiu exactamente em estudar o modo como crianças entre os 5 e os 7 anos de idade interagem com computadores. Tal como mencionado, existe já investigação nesta área, e alguns conjuntos de guidelines de desenho estão já publicados (por exemplo, Gilutz e Nielsen, 2002). A diferença entre o presente estudo e outras publicações reside na forma como os dados serão obtidos e nos próprios objectivos do estudo. A principal meta do método utilizado não é descobrir o que as crianças podem ou não fazer numa interface, mas sim os motivos pelos quais elas conseguem ou não utilizá-la. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34008 |
ISSN: | 1646-365X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | HASLab - Artigos em revistas internacionais |