Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33669
Título: | O YouTube e o pensamento de ordem superior em Inglês: língua estrangeira |
Autor(es): | Bastos, Ascensão Ramos, Altina |
Palavras-chave: | YouTube Vídeos criados pelos alunos Pensamento de ordem superior Competência linguística Student-generated videos Higher-level thinking skills Linguistic competence |
Data: | Mai-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | O YouTube emerge como ferraments social que permite não só uma rápida partilha de vídeos
criados pelos alunos, mas tsmbém a interacção cooperativa gerada em tomo do seu conteúdo. O projecto
apresentado neste artigo centra-se no interesse educativo do vídeo digital e na sua efectiva contribuição
para uma aprendizagem mais profunda e orientada para o desenvolvimento do pensamento de ordem
superior em Inglês, língua estrangeira. "A Work:l of Many Culturas" foi o domínio do currículo trabalhado
neste estudo que decorreu na Escola Secundária de Carlos Amarante, envolvendo alunos de décimo
primeiro ano em contextos formais e nao formais de aprendizagem.
Neste artigo apresentamos: a) teorias subjacentes ao uso educativo do YouTube para desenvolver
competências várias inerentes ao processo de aprendizagem; b) novas perspectivas para a
aprendizagem de uma llngua estrangeira; c) materiais inovadores criados pelos estudantes em contexto
de sala de aula. YouTube emerges as a social tool, which allows rapid exchange of student11enerated vídeos and cooperativa interaction around their content. The project discussed in lhis paper focuses on lhe value of digilal video and its effectiveness for deeper leaming and higher-level thinking in English as a second language. "A World of Many Culturas" was lhe curriculum theme covered by lhe study carried out at Carlos Amarante Secondary School, involving eleventh - grade students in formal and non-formal leaming environments. ln this paper we present; a) theories lha! support lhe integration of YouTube for developing essential competences to lhe leaming process; b) new insights into lhe way foreign language may be processed; c) innovative materiais centered on lhe students and produced in lhe classroom context. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2011 : perspectivas de inovação", ISBN 978-989-97374-0-2 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33669 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O YOUTUBE E O PENSAMENTO DE ORDEM SUPERIOR.pdf | Texto completo | 5,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |