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https://hdl.handle.net/1822/32541
Título: | Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal |
Autor(es): | Rodrigues, Cristina de Jesus Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Educação em sexualidade Competência para a ação Metodologia IVAM Portugal Sexuality education Competence for action methodology IVA |
Data: | 2013 |
Editora: | UNESP |
Revista: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Citação: | Rodrigues, C. de J. & Vilaça, T. (2013). Educação em Sexualidade na Educação Moral e Religiosa Católica no 7º ano de escolaridade em Portugal, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 8 (3), 561-576. |
Resumo(s): | Este estudo visou analisar a eficácia da metodologia IVAM (investigação, visão, ação e mudança) no desenvolvimento da competência para a ação na Educação em Sexualidade dos/as alunos/as do 7º ano, de uma turma que trabalhou com grupos separados por sexo (n=24) e outra com grupos mistos, na unidade de ensino “Riqueza e sentido dos afetos” de EMRC. Nesta investigação, entre outros objetivos, pretendeu-se conhecer a perceção dos/as alunos/as sobre o que os/as adolescentes pensam em relação ao desenvolvimento sexual, ao risco e à prevenção do risco, às fontes de informação sobre sexualidade e ao uso dos Serviços de Saúde pelos/as adolescentes. A análise de conteúdo da entrevista de grupo focal aplicada a grupos unissexo (n♀=2; n♂=2) no início e no fim do projeto educativo, mostrou que inicialmente os/as alunos/as demonstraram uma perceção do desenvolvimento sexual centrada na dimensão biológica, embora as raparigas evidenciassem uma visão mais globalizada. Os/As alunos/as percecionaram que as relações com os pais e pares são geridas de forma distinta conforme o sexo e os rapazes revelaram uma visão estereotipada dos papéis de género. Durante o projeto, na seleção dos problemas a resolver sobre sexualidade, os grupos de raparigas foram mais coesos e corporativos. Os grupos mistos tiveram uma perceção mais clara sobre as diferenças de género no reconhecimento e expressão dos seus problemas e no conhecimento sobre as causas e consequências dos mesmos. Os rapazes demonstraram alguma resistência em refletir e criar visões para o futuro, contudo, os/as alunos/as comprometeram-se individual e coletivamente na realização das ações. Na avaliação do projeto, os/as alunos/as referiram que se sentiram auto e co-educadores. Estes resultados mostraram que no futuro é importante aplicar a metodologia IVAM na ES recorrendo preferencialmente a grupos mistos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32541 |
ISSN: | 1982-5587 |
Versão da editora: | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/485 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rodrigues & Vilaça(2013)_8(3)561-576.pdf | Documento principal | 306,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |