Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32541
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Cristina de Jesus | por |
dc.contributor.author | Vilaça, Teresa | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-08T14:05:18Z | - |
dc.date.available | 2015-01-08T14:05:18Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, C. de J. & Vilaça, T. (2013). Educação em Sexualidade na Educação Moral e Religiosa Católica no 7º ano de escolaridade em Portugal, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 8 (3), 561-576. | por |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32541 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visou analisar a eficácia da metodologia IVAM (investigação, visão, ação e mudança) no desenvolvimento da competência para a ação na Educação em Sexualidade dos/as alunos/as do 7º ano, de uma turma que trabalhou com grupos separados por sexo (n=24) e outra com grupos mistos, na unidade de ensino “Riqueza e sentido dos afetos” de EMRC. Nesta investigação, entre outros objetivos, pretendeu-se conhecer a perceção dos/as alunos/as sobre o que os/as adolescentes pensam em relação ao desenvolvimento sexual, ao risco e à prevenção do risco, às fontes de informação sobre sexualidade e ao uso dos Serviços de Saúde pelos/as adolescentes. A análise de conteúdo da entrevista de grupo focal aplicada a grupos unissexo (n♀=2; n♂=2) no início e no fim do projeto educativo, mostrou que inicialmente os/as alunos/as demonstraram uma perceção do desenvolvimento sexual centrada na dimensão biológica, embora as raparigas evidenciassem uma visão mais globalizada. Os/As alunos/as percecionaram que as relações com os pais e pares são geridas de forma distinta conforme o sexo e os rapazes revelaram uma visão estereotipada dos papéis de género. Durante o projeto, na seleção dos problemas a resolver sobre sexualidade, os grupos de raparigas foram mais coesos e corporativos. Os grupos mistos tiveram uma perceção mais clara sobre as diferenças de género no reconhecimento e expressão dos seus problemas e no conhecimento sobre as causas e consequências dos mesmos. Os rapazes demonstraram alguma resistência em refletir e criar visões para o futuro, contudo, os/as alunos/as comprometeram-se individual e coletivamente na realização das ações. Na avaliação do projeto, os/as alunos/as referiram que se sentiram auto e co-educadores. Estes resultados mostraram que no futuro é importante aplicar a metodologia IVAM na ES recorrendo preferencialmente a grupos mistos. | por |
dc.description.sponsorship | Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | UNESP | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação em sexualidade | por |
dc.subject | Competência para a ação | por |
dc.subject | Metodologia IVAM | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Sexuality education | por |
dc.subject | Competence for action | por |
dc.subject | methodology IVA | por |
dc.title | Educação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugal | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/485 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 561 | por |
oaire.citationEndPage | 576 | por |
oaire.citationIssue | 3 | por |
oaire.citationTitle | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | por |
oaire.citationVolume | 8 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.wos | Social Sciences | por |
sdum.journal | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigues & Vilaça(2013)_8(3)561-576.pdf | Documento principal | 306,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |