Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32541

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Cristina de Jesuspor
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.date.accessioned2015-01-08T14:05:18Z-
dc.date.available2015-01-08T14:05:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationRodrigues, C. de J. & Vilaça, T. (2013). Educação em Sexualidade na Educação Moral e Religiosa Católica no 7º ano de escolaridade em Portugal, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 8 (3), 561-576.por
dc.identifier.issn1982-5587por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32541-
dc.description.abstractEste estudo visou analisar a eficácia da metodologia IVAM (investigação, visão, ação e mudança) no desenvolvimento da competência para a ação na Educação em Sexualidade dos/as alunos/as do 7º ano, de uma turma que trabalhou com grupos separados por sexo (n=24) e outra com grupos mistos, na unidade de ensino “Riqueza e sentido dos afetos” de EMRC. Nesta investigação, entre outros objetivos, pretendeu-se conhecer a perceção dos/as alunos/as sobre o que os/as adolescentes pensam em relação ao desenvolvimento sexual, ao risco e à prevenção do risco, às fontes de informação sobre sexualidade e ao uso dos Serviços de Saúde pelos/as adolescentes. A análise de conteúdo da entrevista de grupo focal aplicada a grupos unissexo (n♀=2; n♂=2) no início e no fim do projeto educativo, mostrou que inicialmente os/as alunos/as demonstraram uma perceção do desenvolvimento sexual centrada na dimensão biológica, embora as raparigas evidenciassem uma visão mais globalizada. Os/As alunos/as percecionaram que as relações com os pais e pares são geridas de forma distinta conforme o sexo e os rapazes revelaram uma visão estereotipada dos papéis de género. Durante o projeto, na seleção dos problemas a resolver sobre sexualidade, os grupos de raparigas foram mais coesos e corporativos. Os grupos mistos tiveram uma perceção mais clara sobre as diferenças de género no reconhecimento e expressão dos seus problemas e no conhecimento sobre as causas e consequências dos mesmos. Os rapazes demonstraram alguma resistência em refletir e criar visões para o futuro, contudo, os/as alunos/as comprometeram-se individual e coletivamente na realização das ações. Na avaliação do projeto, os/as alunos/as referiram que se sentiram auto e co-educadores. Estes resultados mostraram que no futuro é importante aplicar a metodologia IVAM na ES recorrendo preferencialmente a grupos mistos.por
dc.description.sponsorshipInstituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUNESPpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em sexualidadepor
dc.subjectCompetência para a açãopor
dc.subjectMetodologia IVAMpor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectSexuality educationpor
dc.subjectCompetence for actionpor
dc.subjectmethodology IVApor
dc.titleEducação em sexualidade na educação moral e religiosa católica no 7º ano de escolaridade em Portugalpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/485por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage561por
oaire.citationEndPage576por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationTitleRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopor
oaire.citationVolume8por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rodrigues & Vilaça(2013)_8(3)561-576.pdfDocumento principal306,23 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID