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https://hdl.handle.net/1822/31977
Título: | Formação de professores surdos: uma análise discursiva dos documentos produzidos no Brasil e em Portugal |
Autor(es): | Garé, Ruth Maria Rodrigues Silva, Ana Maria Costa e |
Palavras-chave: | Formação de professores Surdos Legislação |
Data: | Out-2014 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Resumo(s): | Este artigo busca empreender uma análise discursiva a partir da leitura dos documentos produzidos no Brasil e em Portugal, refletindo sobre a relação entre a formação de professores surdos e sua inserção na Educação. Uma vez que a abordagem atual é a educação bilíngue, é preciso questionar quem é esse professor que está sendo formado. Com base na análise do discurso buscar-se-á discutir à luz desses documentos, seus reflexos na formação desses sujeitos, observando como contribuem para a formação de identidades surdas e profissionais. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, que engloba a leitura de diversos trabalhos e dos documentos como, o Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa (2007), Lei 10.436/2002 (Brasil), Decreto 5626/2005 (Brasil), entre outros. Autores diversos também compõem o arcabouço teórico deste texto. Espera-se, assim, contribuir com reflexões atuais sobre a Educação de Surdos e a formação de professores Surdos e para surdos, que buscam não só propiciar o acesso à educação e oferecer igualdade de oportunidades, mas que levam em conta a singularidade surda e as questões que envolvem a formação de um profissional tão importante. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31977 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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