Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/31977
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Garé, Ruth Maria Rodrigues | por |
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Costa e | por |
dc.date.accessioned | 2014-12-15T16:46:56Z | - |
dc.date.available | 2014-12-15T16:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2014-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/31977 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca empreender uma análise discursiva a partir da leitura dos documentos produzidos no Brasil e em Portugal, refletindo sobre a relação entre a formação de professores surdos e sua inserção na Educação. Uma vez que a abordagem atual é a educação bilíngue, é preciso questionar quem é esse professor que está sendo formado. Com base na análise do discurso buscar-se-á discutir à luz desses documentos, seus reflexos na formação desses sujeitos, observando como contribuem para a formação de identidades surdas e profissionais. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, que engloba a leitura de diversos trabalhos e dos documentos como, o Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa (2007), Lei 10.436/2002 (Brasil), Decreto 5626/2005 (Brasil), entre outros. Autores diversos também compõem o arcabouço teórico deste texto. Espera-se, assim, contribuir com reflexões atuais sobre a Educação de Surdos e a formação de professores Surdos e para surdos, que buscam não só propiciar o acesso à educação e oferecer igualdade de oportunidades, mas que levam em conta a singularidade surda e as questões que envolvem a formação de um profissional tão importante. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Legislação | por |
dc.title | Formação de professores surdos: uma análise discursiva dos documentos produzidos no Brasil e em Portugal | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 10 - 11 Out. 2014 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 201 | por |
oaire.citationEndPage | 209 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IT1.pdf | Documento principal | 527,79 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |