Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30550

TítuloO turismo fluvial como vetor de desenvolvimento turístico do Alto Douro Vinhateiro Património da Humanidade
Outro(s) título(s)Fluvial tourism as a vector of touristic development in Alto Douro Vinhateiro, a World Heritage Site
Autor(es)Senra, José Nuno Torres
Orientador(es)Moreira, Maria Cristina Guimarães de Almeida
Henriques, Claúdia
Palavras-chavePatrimónio
Turismo fluvial
Alto Douro Vinhateiro
Região Douro
Heritage
Fluvial tourism
Douro region
Data2014
Resumo(s)No presente trabalho pretendeu-se determinar qual o papel das empresas turístico fluviais na valorização da região do Alto Douro vinhateiro no que concerne ao desenvolvimento económico tendo em conta os produtos turísticos comercializados. O turismo é uma das atividades em franco crescimento a nível global, surgindo como uma alternativa de desenvolvimento e crescimento das regiões. A Região do Alto Douro Vinhateiro, ao longo do seu processo de evolução, foi-se adaptando enquanto região, reajustando-se às novas realidades de consumo turístico, tal como as gentes dos seus povoados, que trabalharam os tenebrosos terrenos de xisto da região em prol do desenvolvimento das suas terras. O turismo fluvial, um produto esbatido em muitos lugares do mundo, é visto como uma forte alternativa de desenvolvimento da Região do Alto Douro Vinhateiro, fazendo do rio Douro não só um meio de passagem, mas uma verdadeira porta de oportunidades, possibilitando a descoberta e o contacto com as mais diversas experiências culturais, patrimoniais, naturais, artísticas e enogastronómicas da região. Metodologicamente, este trabalho assentou num estudo de caso. Para o referido estudo, utilizámos um universo de 30 empresas, tendo sido selecionada uma amostra representativa de 21, às quais foi aplicado o método de inquérito por questionário. Com base na recolha efetuada, procedeu-se, posteriormente a uma análise descritiva dos dados, o que permitiu a obtenção de algumas conclusões significativas. Apurámos que as empresas a operar na região dispõem de um conjunto de embarcações de variadas tipologias e um conjunto de produtos oferecidos diversificado, que vai de encontro de diferentes segmentos de mercado. Identificamos os públicos-alvo e sobretudo o tipo de parcerias, públicas e privadas, estabelecidas pelas empresas e o seu grau de importância. Concluímos que além das potencialidades do turismo fluvial e das próprias empresas a operar, existem ainda alguns sectores sobrevalorizados e ausência de articulação de modo a potenciar mais a região do Douro.
This work intended to investigate the impact of the fluvial-touristic companies in the development of the Alto Douro Vinhateiro Region, namely economic development, taking into account the touristic products commercialized. Tourism is one of the activities growing most intensively and globally, turning into an alternative to the expansionary development of many regions. The Alto Douro Vinhateiro Region, throughout its long evolution process, adapted as a region, readjusting to the new realities of tourism consumption, as to the local people who worked the arduous schist soils from the region towards the development of their lands. Fluvial tourism, a very dimmed touristic product in many places around the world, is nowadays considered as a strong alternative for the development of Alto Douro Vinhateiro Region, turning Douro river into not just a passage but a true window of opportunities, allowing the discovery and contact with a wide number of cultural, patrimonial, natural, artistic and enogastronomic experiences of the region. Methodologically, this worked was based in a case study. For this study we used a population of 30 companies, from which a representative sample of 21 was selected, and to which survey method was applied for the investigation. Considering the inquiry carried out, the data obtained was then subjected to a descriptive analysis, which allowed reaching some significant conclusions. We concluded that the companies working in this region have available a number of different types of ships and offer a diversified set of products, which meet different market segments. We identified the target markets and also the kind of partnerships, public and private, established by the companies and the importance they have to them. We concluded that, besides the potential of the fluvial tourism and the companies working there, there are some overrated sectors and the lack of articulation that could potentiate Douro region even more.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Social
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30550
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José Nuno Torres Senra.pdf5,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID