Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30496

TítuloPerfis de gestão de sala aula, indisciplina percebida e perceção de eficácia do professor
Outro(s) título(s)Teachers’ classroom management styles, teachers’ perceived classroom misbehavior and teachers’ perceived self-efficacy
Autor(es)Silva, Elisabete Regina Pereira da
Orientador(es)Lopes, João A.
Palavras-chavePerfil de gestão de sala de aula
Indisciplina
Autoeficácia percebida
Experiência profissional
Classroom management style
Classroom misbehavior
Perceived self-efficacy
Teachers’ experience
371.54
Data2014
Resumo(s)A ocorrência de comportamentos desajustados em sala de aula constitui um dos principais problemas enfrentados pelos professores. No presente estudo investigou-se a relação entre o perfil de gestão de sala de aula e o grau de indisciplina percebida pelo professor; o poder preditivo do perfil de gestão de sala de aula e da experiência profissional relativamente à perceção de indisciplina; o grau de indisciplina percebida em diferentes ciclos de escolaridade; e a variação da autoeficácia percebida do professor em função do perfil de gestão da sala de aula. Participaram no presente estudo 600 professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, os quais preencheram um Questionário de Dados Sociodemográficos, um Questionário de Indisciplina Percebida, a Behavior and Instructional Management Scale; Teacher Sense of Efficacy Scale. Os resultados mostram que a perceção de indisciplina e a perceção de eficácia variam em função do perfil de gestão de sala de aula e que a experiência profissional e o ciclo de escolaridade não influenciam a perceção de indisciplina por parte do professor.
Students’ classroom misbehaviors are one of the main challenges for teachers. The present study investigated the relationship between teachers’ classroom management styles and teachers’ perceived classroom misbehavior; the predictive power of teachers’ classroom management style and teachers’ experience regarding perceived classroom misbehavior; perceived classroom misbehavior in different grade levels; and teachers’ perceived self-efficacy on the basis of teachers’ classroom management styles. Six-hundred 5th through 9th grade teachers participated in the study. Participants filled a Socio-demographic Questionnaire, a Questionnaire of Perceived Classroom Misbehavior; the Behavior and Instructional Management Scale and the Teacher Sense of Efficacy Scale. The results show that teachers’ perceived classroom misbehavior and teachers’ perceived self-efficacy change according to teachers’ classroom management style, and that teachers’ experience and teachers’ grade level do not impact teachers’ perceptions of students’ misbehavior.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30496
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elisabete Regina Pereira da Silva.pdf6,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID