Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30496
Título: | Perfis de gestão de sala aula, indisciplina percebida e perceção de eficácia do professor |
Outro(s) título(s): | Teachers’ classroom management styles, teachers’ perceived classroom misbehavior and teachers’ perceived self-efficacy |
Autor(es): | Silva, Elisabete Regina Pereira da |
Orientador(es): | Lopes, João A. |
Palavras-chave: | Perfil de gestão de sala de aula Indisciplina Autoeficácia percebida Experiência profissional Classroom management style Classroom misbehavior Perceived self-efficacy Teachers’ experience 371.54 |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A ocorrência de comportamentos desajustados em sala de aula constitui um dos principais
problemas enfrentados pelos professores. No presente estudo investigou-se a relação entre o
perfil de gestão de sala de aula e o grau de indisciplina percebida pelo professor; o poder
preditivo do perfil de gestão de sala de aula e da experiência profissional relativamente à
perceção de indisciplina; o grau de indisciplina percebida em diferentes ciclos de escolaridade;
e a variação da autoeficácia percebida do professor em função do perfil de gestão da sala de
aula. Participaram no presente estudo 600 professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, os
quais preencheram um Questionário de Dados Sociodemográficos, um Questionário de
Indisciplina Percebida, a Behavior and Instructional Management Scale; Teacher Sense of
Efficacy Scale. Os resultados mostram que a perceção de indisciplina e a perceção de eficácia
variam em função do perfil de gestão de sala de aula e que a experiência profissional e o ciclo
de escolaridade não influenciam a perceção de indisciplina por parte do professor. Students’ classroom misbehaviors are one of the main challenges for teachers. The present study investigated the relationship between teachers’ classroom management styles and teachers’ perceived classroom misbehavior; the predictive power of teachers’ classroom management style and teachers’ experience regarding perceived classroom misbehavior; perceived classroom misbehavior in different grade levels; and teachers’ perceived self-efficacy on the basis of teachers’ classroom management styles. Six-hundred 5th through 9th grade teachers participated in the study. Participants filled a Socio-demographic Questionnaire, a Questionnaire of Perceived Classroom Misbehavior; the Behavior and Instructional Management Scale and the Teacher Sense of Efficacy Scale. The results show that teachers’ perceived classroom misbehavior and teachers’ perceived self-efficacy change according to teachers’ classroom management style, and that teachers’ experience and teachers’ grade level do not impact teachers’ perceptions of students’ misbehavior. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30496 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisabete Regina Pereira da Silva.pdf | 6,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |