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dc.contributor.advisorLopes, João A.-
dc.contributor.authorSilva, Elisabete Regina Pereira dapor
dc.date.accessioned2014-10-13T10:41:13Z-
dc.date.available2014-10-13T10:41:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30496-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA ocorrência de comportamentos desajustados em sala de aula constitui um dos principais problemas enfrentados pelos professores. No presente estudo investigou-se a relação entre o perfil de gestão de sala de aula e o grau de indisciplina percebida pelo professor; o poder preditivo do perfil de gestão de sala de aula e da experiência profissional relativamente à perceção de indisciplina; o grau de indisciplina percebida em diferentes ciclos de escolaridade; e a variação da autoeficácia percebida do professor em função do perfil de gestão da sala de aula. Participaram no presente estudo 600 professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, os quais preencheram um Questionário de Dados Sociodemográficos, um Questionário de Indisciplina Percebida, a Behavior and Instructional Management Scale; Teacher Sense of Efficacy Scale. Os resultados mostram que a perceção de indisciplina e a perceção de eficácia variam em função do perfil de gestão de sala de aula e que a experiência profissional e o ciclo de escolaridade não influenciam a perceção de indisciplina por parte do professor.por
dc.description.abstractStudents’ classroom misbehaviors are one of the main challenges for teachers. The present study investigated the relationship between teachers’ classroom management styles and teachers’ perceived classroom misbehavior; the predictive power of teachers’ classroom management style and teachers’ experience regarding perceived classroom misbehavior; perceived classroom misbehavior in different grade levels; and teachers’ perceived self-efficacy on the basis of teachers’ classroom management styles. Six-hundred 5th through 9th grade teachers participated in the study. Participants filled a Socio-demographic Questionnaire, a Questionnaire of Perceived Classroom Misbehavior; the Behavior and Instructional Management Scale and the Teacher Sense of Efficacy Scale. The results show that teachers’ perceived classroom misbehavior and teachers’ perceived self-efficacy change according to teachers’ classroom management style, and that teachers’ experience and teachers’ grade level do not impact teachers’ perceptions of students’ misbehavior.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPerfil de gestão de sala de aulapor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectAutoeficácia percebidapor
dc.subjectExperiência profissionalpor
dc.subjectClassroom management stylepor
dc.subjectClassroom misbehaviorpor
dc.subjectPerceived self-efficacypor
dc.subjectTeachers’ experiencepor
dc.subject371.54-
dc.titlePerfis de gestão de sala aula, indisciplina percebida e perceção de eficácia do professorpor
dc.title.alternativeTeachers’ classroom management styles, teachers’ perceived classroom misbehavior and teachers’ perceived self-efficacypor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc37.015.3-
dc.identifier.tid201176971-
sdum.degree.grade18 valores-
sdum.uoeiEscola de Psicologia-
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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