Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30496
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes, João A. | - |
dc.contributor.author | Silva, Elisabete Regina Pereira da | por |
dc.date.accessioned | 2014-10-13T10:41:13Z | - |
dc.date.available | 2014-10-13T10:41:13Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30496 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia | por |
dc.description.abstract | A ocorrência de comportamentos desajustados em sala de aula constitui um dos principais problemas enfrentados pelos professores. No presente estudo investigou-se a relação entre o perfil de gestão de sala de aula e o grau de indisciplina percebida pelo professor; o poder preditivo do perfil de gestão de sala de aula e da experiência profissional relativamente à perceção de indisciplina; o grau de indisciplina percebida em diferentes ciclos de escolaridade; e a variação da autoeficácia percebida do professor em função do perfil de gestão da sala de aula. Participaram no presente estudo 600 professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, os quais preencheram um Questionário de Dados Sociodemográficos, um Questionário de Indisciplina Percebida, a Behavior and Instructional Management Scale; Teacher Sense of Efficacy Scale. Os resultados mostram que a perceção de indisciplina e a perceção de eficácia variam em função do perfil de gestão de sala de aula e que a experiência profissional e o ciclo de escolaridade não influenciam a perceção de indisciplina por parte do professor. | por |
dc.description.abstract | Students’ classroom misbehaviors are one of the main challenges for teachers. The present study investigated the relationship between teachers’ classroom management styles and teachers’ perceived classroom misbehavior; the predictive power of teachers’ classroom management style and teachers’ experience regarding perceived classroom misbehavior; perceived classroom misbehavior in different grade levels; and teachers’ perceived self-efficacy on the basis of teachers’ classroom management styles. Six-hundred 5th through 9th grade teachers participated in the study. Participants filled a Socio-demographic Questionnaire, a Questionnaire of Perceived Classroom Misbehavior; the Behavior and Instructional Management Scale and the Teacher Sense of Efficacy Scale. The results show that teachers’ perceived classroom misbehavior and teachers’ perceived self-efficacy change according to teachers’ classroom management style, and that teachers’ experience and teachers’ grade level do not impact teachers’ perceptions of students’ misbehavior. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Perfil de gestão de sala de aula | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Autoeficácia percebida | por |
dc.subject | Experiência profissional | por |
dc.subject | Classroom management style | por |
dc.subject | Classroom misbehavior | por |
dc.subject | Perceived self-efficacy | por |
dc.subject | Teachers’ experience | por |
dc.subject | 371.54 | - |
dc.title | Perfis de gestão de sala aula, indisciplina percebida e perceção de eficácia do professor | por |
dc.title.alternative | Teachers’ classroom management styles, teachers’ perceived classroom misbehavior and teachers’ perceived self-efficacy | por |
dc.type | masterThesis | - |
dc.subject.udc | 37.015.3 | - |
dc.identifier.tid | 201176971 | - |
sdum.degree.grade | 18 valores | - |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisabete Regina Pereira da Silva.pdf | 6,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |