Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30148

TítuloO uso da WebQuest nas aulas de História e de Geografia para a promoção de competências nos alunos : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
Autor(es)Pires, Regina Soraia Pereira
Orientador(es)Barca, Isabel
Palavras-chaveConstrutivismo
Competências
Aprendizagem
História
História
Tecnologias de informação e comunicação
WebQuest
Constructivism
Competences
Learning
History
Geography
Information and communication technology
Data2013
Resumo(s)Este Relatório é o resultado da implementação de um projeto de Investigação Pedagógica que procura perceber as potencialidades do recurso a WebQuest para a promoção de competências em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia. Para tal, foram elaboradas de raiz duas WebQuest a serem realizadas pelos alunos em grupos de pares, e que deveriam resultar na elaboração de um texto, onde fosse possível perceber se o recurso a este tipo de atividades promove o desenvolvimento de competências e a construção de conhecimento. Este projeto foi realizado com uma turma do 9º ano de escolaridade e as temáticas abordadas foram a Revolução do 25 de Abril, no âmbito da disciplina de História e a Desflorestação, no que concerne à disciplina de Geografia. Seguindo uma abordagem de investigação-ação os resultados finais produzidos, bem como todos os dados recolhidos durante o desenvolver das tarefas, foram alvo de uma reflexão que servirá, antes de mais, para uma auto formação profissional sistemática e consistente, bem como, para reforçar a ideia de que, cada vez mais, um professor tem que procurar adaptar e inovar os seus métodos e práticas pedagógicas para cativar os seus alunos e para lhes proporcionar uma aprendizagem com significado.
This report is the result of the implementation of a Pedagogic Investigation Project whose objective is to understand the potentiality of the Webquest in increasing the capacities of the students from the 3rd Cycle of Basic Education, in History and Geography. We built from scratch two Webquests to be filled by the students in pairs, that should result in the elaboration of a text, where we could understand if the use of this type of activities promotes the development of competences and the construction of knowledge. This project was made in a 9th grade class, concerning the theme of the 25th of April Revolution, in History class, and Deforestation, in Geography class. Following an approach of investigation-action, the final results, as well as all the data assembled during the project, will be used, first, for a consistent and systematic professional self-formation, and second, to reinforce the idea that a teacher has to find ways to adapt and innovate in his methods and pedagogic technics in order to captivate his students and provide them a meaningful learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30148
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Regina Soraia Pereira Pires.pdf5,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID