Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29786
Título: | Envolvimento e participação dos cidadãos na ciência em Portugal e em Espanha: evolução e estado atual |
Outro(s) título(s): | Public engagement with science in Portugal and Spain: evolution and current status |
Autor(es): | Oliveira, Liliana Tavares de Carvalho, Anabela |
Editor(es): | Coelho, Zara Pinto Fidalgo, Joaquim |
Palavras-chave: | Participação pública na ciência Compreensão pública de ciência Política científica Apropriação pública de ciência Portugal e Espanha Public participation in science Public understanding of science Science policy Public appropriation of science Portugal and Spain |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Resumo(s): | As reformas introduzidas nos últimos anos nas instituições de ensino superior europeias, aliadas a uma maior autonomia e profissionalização na sua gestão, têm permitido oficializar algumas rotinas para o compromisso com a sociedade na definição de prioridades e na avaliação da ciência. A realidade dos diversos países é ainda, porém, bastante heterogénea. Em Portugal e em Espanha, o envolvimento dos cidadãos na ciência ainda é reduzido e as práticas para incrementar a sua participação são escassas. Este capítulo pretende contribuir para analisar a evolução e caraterizar o estado atual da relação entre os cidadãos portugueses e espanhóis e a ciência, e perceber a importância que a comunidade científica e a administração pública atribuem à participação pública. Pretende-se, desta forma, identificar as principais razões que inibem o desenvolvimento de formas de interação mais participativas e o interesse dos cidadãos por estas questões. Transformations introduced over the last few years in European higher education institutions, allied to greater independence and professionalism in their management, have allowed for some routines to be implemented towards engagement of the public in the definition of priorities and evaluation of science. However, the situation of different countries is rather heterogeneous. In Portugal and Spain, citizens' engagement with science is quite low and initiatives to enhance public participation are scarce. This paper aims to contribute to analyzing the evolution and characterizing the current state of the relationship between Portuguese and Spanish citizens and science. It also discusses the importance attached to public participation by the scientific community and government. The aim is to identify the main reasons that inhibit the development of more participatory forms of interaction and citizens' interest in these matters. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29786 |
ISBN: | 978-989-8600-05-9 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1335 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LO_AC_I_jornadas_doutorandos.pdf | Capítulo de e-book | 198,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |