Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29786

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Liliana Tavares de-
dc.contributor.authorCarvalho, Anabela-
dc.contributor.editorCoelho, Zara Pinto-
dc.contributor.editorFidalgo, Joaquim-
dc.date.accessioned2014-07-29T17:08:17Z-
dc.date.available2014-07-29T17:08:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-989-8600-05-9por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29786-
dc.description.abstractAs reformas introduzidas nos últimos anos nas instituições de ensino superior europeias, aliadas a uma maior autonomia e profissionalização na sua gestão, têm permitido oficializar algumas rotinas para o compromisso com a sociedade na definição de prioridades e na avaliação da ciência. A realidade dos diversos países é ainda, porém, bastante heterogénea. Em Portugal e em Espanha, o envolvimento dos cidadãos na ciência ainda é reduzido e as práticas para incrementar a sua participação são escassas. Este capítulo pretende contribuir para analisar a evolução e caraterizar o estado atual da relação entre os cidadãos portugueses e espanhóis e a ciência, e perceber a importância que a comunidade científica e a administração pública atribuem à participação pública. Pretende-se, desta forma, identificar as principais razões que inibem o desenvolvimento de formas de interação mais participativas e o interesse dos cidadãos por estas questões.por
dc.description.abstractTransformations introduced over the last few years in European higher education institutions, allied to greater independence and professionalism in their management, have allowed for some routines to be implemented towards engagement of the public in the definition of priorities and evaluation of science. However, the situation of different countries is rather heterogeneous. In Portugal and Spain, citizens' engagement with science is quite low and initiatives to enhance public participation are scarce. This paper aims to contribute to analyzing the evolution and characterizing the current state of the relationship between Portuguese and Spanish citizens and science. It also discusses the importance attached to public participation by the scientific community and government. The aim is to identify the main reasons that inhibit the development of more participatory forms of interaction and citizens' interest in these matters.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectParticipação pública na ciênciapor
dc.subjectCompreensão pública de ciênciapor
dc.subjectPolítica científicapor
dc.subjectApropriação pública de ciênciapor
dc.subjectPortugal e Espanhapor
dc.subjectPublic participation in sciencepor
dc.subjectPublic understanding of sciencepor
dc.subjectScience policypor
dc.subjectPublic appropriation of sciencepor
dc.subjectPortugal and Spainpor
dc.titleEnvolvimento e participação dos cidadãos na ciência em Portugal e em Espanha: evolução e estado atualpor
dc.title.alternativePublic engagement with science in Portugal and Spain: evolution and current status-
dc.typebookPart-
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1335por
oaire.citationStartPage15por
oaire.citationEndPage36por
oaire.citationTitleSobre Comunicação e Cultura: I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.bookTitleSobre Comunicação e Cultura: I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturaispor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LO_AC_I_jornadas_doutorandos.pdfCapítulo de e-book198,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID