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dc.contributor.advisorFarhangmehr, Minoo-
dc.contributor.authorCorreia, José Miguel Azevedo Gomes-
dc.date.accessioned2014-06-17T10:34:56Z-
dc.date.available2014-06-17T10:34:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29356-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégicapor
dc.description.abstractA obsolescência planeada consiste na limitação artificial da vida útil dos produtos, com o intuito de promover a sua substituição mais cedo do que seria expectável. Este conceito é praticado de forma reiterada por muitas empresas, as quais podem não ter consciência de que as suas repercussões no comportamento de compra dos consumidores poderão ser muito negativas. Mas será que os consumidores conhecem a realidade da obsolescência planeada? Caso se deparem com esta realidade, estarão os consumidores dispostos a punir as referidas empresas? Que repercussões terá este conceito, na prática, no comportamento de compra dos consumidores? Todas estas questões são muito delicadas e serão abordadas neste estudo em quatro níveis: (1) as repercussões da obsolescência planeada no comportamento do consumidor; (2) as questões éticas que se levantam quando se fala de obsolescência planeada; (3) a influência da obsolescência planeada na sustentabilidade ambiental; (4) a relação conturbada entre a obsolescência planeada e a inovação.por
dc.description.abstractPlanned obsolescence consists in artificially limiting the lifespan of products, its aim is to promote their replacement sooner than it would be expected. This concept is practiced by many companies repeatedly, which may not be aware that their impact on consumers buying behavior can be very negative. Nevertheless, do consumers know the truth about planned obsolescence? In face of this situation, are consumers willing to penalize those companies? What implications will this concept have, in practice, in consumers buying behavior? All these issues are very delicate and will be addressed in this study at four levels: (1) the impact of planned obsolescence in consumer behavior, (2) the ethical issues that arise when we’re talking about planned obsolescence, (3) the influence of planned obsolescence in environmental sustainability, (4) the difficult relationship between planned obsolescence and innovation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectObsolescência planeadapor
dc.subjectComportamento de compra do consumidorpor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectSustentabilidade ambientalpor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectMarketing críticopor
dc.subjectPlanned obsolescencepor
dc.subjectConsumers buying behaviorpor
dc.subjectEthicspor
dc.subjectEnvironmental sustainabilitypor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectCritical marketingpor
dc.titlePerceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de comprapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.8por
dc.identifier.tid201083132por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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