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https://hdl.handle.net/1822/29211
Título: | Análise de necessidades de formação : um estudo no Instituto de Ciências Sociais |
Autor(es): | André, Maria Manuela Lobão Alves |
Orientador(es): | Flores, Maria Assunção |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Na atual sociedade da informação e comunicação, o sucesso escolar dos estudantes universitários e a
sua carreira profissional futura dependem, em larga medida, das suas competências em tecnologias da
informação. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as necessidades e expectativas dos estudantes de
graduação e mestrado em Sociologia relativamente à utilização das tecnologias de informação,
confrontando-as com os pré-requisitos e exigências pedagógicas enunciadas pelos docentes que
lecionam UC com recurso a aplicações informáticas, nos referidos níveis de ensino e área disciplinar.
Os resultados desta análise permitem a definição de uma proposta fundamentada de intervenção
pedagógica extracurricular, para suprir as necessidades identificadas.
A análise de necessidades e expectativas dos estudantes relativamente à utilização das tecnologias de
informação foi realizada através da aplicação online de um inquérito por questionário enquanto, na
auscultação dos docentes, enquanto informantes-chave (3) foi aplicada a técnica da entrevista semiestruturada.
Os dados obtidos através do inquérito foram sujeitos a uma análise estatística uni e
bivariada, com recurso ao Microsoft Excel 2010 e IBM SPSS 21 e os depoimentos dos docentes foram
alvo de uma análise de conteúdo temática.
Quando questionados sobre funcionalidades concretas das diversas aplicações, reconhecem necessitar
de formação em muitas das áreas referidas. Os docentes afirmam também que os alunos dominam as
funcionalidades básicas das aplicações que utilizam em contexto pedagógico, mas apresentam muitas
lacunas ao nível da exploração eficiente do software, demonstrando que os alunos não possuem
consciência efetiva das lacunas que têm.
A grande maioria dos estudantes afirma estar disponível para frequentar ações de formação gratuitas nos
diversos programas informáticos utilizados em contexto académico e menos de metade admite estar
disposto a pagar pela formação. Já os docentes entrevistados consideram que a formação deve ter um
custo financeiro para os estudantes, de modo a garantir a sua responsabilização.
Este estudo permitiu a elaboração de um plano de formação alicerçado numa análise rigorosa de
necessidades, com um impacto que se perspetiva não despiciente no sucesso escolar dos estudantes. In the current information and communication society, the academic success of University students and their future professional career depend largely on their competence and skills in information technologies. This research aims to analyze the needs and expectations of undergraduate and master's students in Sociology regarding the use of information technologies, confronting it with the prerequisites and pedagogical demands giving by their professors who teach disciplines with use of computer applications in these levels of education and subject area. The results of this analysis allow the definition of a reasoned proposal of extracurricular educational intervention, to meet the needs identified. The analysis of students needs and expectations concerning the use of information technologies was carried out through the application of an online survey, while on auscultation of the professors, as key informants, was applied the semi-structured interview technique. The data obtained from the survey were subjected to a uni and bivariate statistical analysis, using the Microsoft Excel 2010 and IBM SPSS STATISTICS 21, and the testimonials of the professors were the subject of a thematic content analysis. When asked about specific features of the various applications, recognize training needs in many of the areas mentioned. Teachers also claim that students have mastered the basic functionality of applications that use in educational context, but have many shortcomings in terms of efficient exploitation of the software, demonstrating that students do not have effective awareness of the gaps they have. The vast majority of students claims to be available to attend free training activities in the various computer programs used in academic context and less than half admit to being willing to pay for that training. On the other hand, the teachers interviewed consider that training must have a financial cost for students, in order to ensure their responsibility. This study allowed the preparation of a training plan based on a rigorous analysis of needs, with an impact that is expected not negligible in academic success of students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29211 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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