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https://hdl.handle.net/1822/28996
Título: | A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos) |
Autor(es): | Silva, Catarina Sofia Pereira da |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Erros ortográficos Revisão Autocorreção Correção colaborativa Spelling errors Review Self-correction Collaborative-correction |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O trabalho que é objeto do presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do
Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Desta forma, trata-se de um projeto de
intervenção pedagógica realizado em turmas do 3º e 5º ano numa escola básica e secundária
artística pública, especializada no ensino da música.
A prática pedagógica decorreu, tanto no primeiro como no segundo semestre, na
disciplina de Língua Portuguesa.
O projeto visava duas estratégias distintas na identificação e correção dos erros
ortográficos, a autocorreção e a correção colaborativa. Para tal, definiram-se os seguintes
objetivos: 1) Verificar se os alunos identificam os seus próprios erros; 2) Verificar se os alunos
detetam os erros ortográficos dos outros; 3) Identificar e classificar erros ortográficos dos alunos;
4) Desenvolver estratégias que visam ultrapassar o problema do erro ortográfico;5) Verificar se
no decorrer das tarefas propostas houve evolução dos alunos no que diz respeito à identificação
dos erros ortográficos e à correção dos mesmos.
A metodologia de trabalho adotada tinha como base grelhas de identificação e correção
dos erros ortográficos, de forma a conseguir verificar se os alunos detetavam e corrigiam os
erros ortográficos nas suas produções escritas e nas dos colegas.
Através da recolha e análise desses dados foi possível verificar que existe maior
ocorrência de erros ortográficos no 1º Ciclo (3º ano) do que no 2º Ciclo (5º ano). No entanto, no
que diz respeito à classificação dos erros ortográficos por categorias verifica-se que, tanto no 1º
como no 2º Ciclos, a categoria que se destaca com maior incidência é a “1 – Correspondência
entre som e letra” e a subcategoria é a “1.2 – Confusão”. This report describes my work as trainee teacher in the Supervised Teaching Practice of the Teacher Training Master Programme (1st and 2nd Cycles of Basic Education) during the school year 2012/13. It presents the pedagogical interventions carried out in two different educational contexts, corresponding to each of the cycles mentioned above. The main objective of the intervention in those contexts was to promote the capacity to identify and correct spelling errors. The project involved two different strategies to facilitate the identification and correction of errors: self-correction and collaborative correction. After a session of text production, students were invited to read their own texts or their colleagues’ texts and register the errors they could find. The analysis of the data collected showed a higher occurrence of misspellings in the 1st cycle (3rd year) than in the 2nd (5th year). However, with regard to the classification of misspellings, it appears that in both levels (1st and the 2nd cycles), the most common error concerned the correspondence between sound and letter. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28996 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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