Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28885
Título: | À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche |
Autor(es): | Lima, Ana Sofia Almeida da Costa |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Educação infantil Timbre Instrumentos musicais Early childhood education Musical instruments |
Data: | 5-Dez-2013 |
Resumo(s): | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, elaborou-se o presente
relatório de estágio que tem como título “À descoberta dos timbres. Projeto de
intervenção no Jardim de Infância e na Creche”. Este relatório sublinha a importância da
música na Educação Pré-Escolar e salienta o facto de as crianças viverem rodeadas de
sons com variadas propriedades.
Este tema foi escolhido no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré-
Escolar, tendo em conta o gosto, o interesse e a motivação das crianças envolvidas, pois
a música é algo que lhes desperta bastante a curiosidade e o entusiasmo por conhecer.
Neste caso, foi evidente o interesse pelos instrumentos musicais. A observação e a
escuta ativa das crianças foi a melhor forma de as conhecer e de ter em consideração os
seus interesses e necessidades educativas.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, todas as atividades realizadas tiveram
a intenção de proporcionar experiências musicais agradáveis, bem como despertar o
interesse das crianças pelo mundo sonoro, particularmente ao nível da especificidade do
timbre. Assim sendo, foi proporcionada às crianças a exploração de instrumentos
musicais (de sopro, de percussão, de cordas) para que adquirissem um conhecimento
básico dos mesmos e fossem capazes de reconhecer o seu timbre.
Como nos contextos de estágio a metodologia curricular levada a cabo foi o
High/Scope, no desenvolvimento do projeto foi dada continuidade a este modelo
curricular utilizado pelas instituições. As atividades foram bem-sucedidas, como
comprovado pelo empenho, entusiasmo e satisfação das crianças, e os objetivos
inicialmente propostos foram alcançados. This report, entitled "Discovering the timbres. Intervention project in Kindergarten and Nursery”, was elaborated during the Master Degree in Preschool Education. This report underlines the importance of music in Preschool Education and highlights the fact that children live surrounded by sounds with varying properties. This theme was chosen during the Supervised Teaching Practice of the Master in Preschool Education, taking into account the likes, interests and motivation of children involved, because music is something that elicits curiosity and enthusiasm for knowledge. In this case, the interest in musical instruments was clear. Observation and active listening of children was the appropriate way to identify and take into account their interests and educational needs. During the development of the project, all the activities intended to provide enjoyable musical experiences and to elicit children's interest for the world of sounds, particularly at the level of the specificity of timbre. Therefore, we provided to children the manipulation of musical instruments (winds, percussion, strings) to acquire a basic knowledge of them and to be able to recognize their timbre. Because in the practicum settings the curricular methodology adopted was the High/Scope, the continuity of this curricular model used by institutions was promoted in the present project. The activities were well succeeded, as evidenced by the commitment, enthusiasm and enjoyment of children, and the objectives initially proposed were achieved. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28885 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Sofia Almeida da Costa Lima.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |