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dc.contributor.advisorCunha, António Camilo-
dc.contributor.advisorCruz, Judite Zamith-
dc.contributor.advisorGarcia, Rui-
dc.contributor.authorGaertner, Gilberto-
dc.date.accessioned2014-04-01T15:51:59Z-
dc.date.available2014-04-01T15:51:59Z-
dc.date.issued2013-10-15-
dc.date.submitted2013-03-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28625-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física, Lazer e Recreação)por
dc.description.abstractPor meio da presente investigação estudou-se os processos atencionais no campo esportivo e, ante à amplitude da área, delimitou-se o tema central a um objeto específico: a atenção como fator de otimização de desempenho do fundamento saque na modalidade esportiva voleibol. Para tanto, partiu-se da premissa de que os estudos científicos atuais, no que se refere aos processos atencionais, dão ênfase a uma perspectiva sistêmica e multidisciplinar. Neste contexto, a atenção e a concentração são habilidades essenciais para o sucesso no esporte, pois, podem ser treinadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas. E para levar a termo a investigação, optou-se pelo saque por ser uma ação de ritmo próprio – uma expressão da individualidade – que exige na sua execução níveis elevados de atenção e concentração, mesmo que o voleibol seja caracterizado como uma modalidade esportiva coletiva. O objetivo do estudo restringiu-se à análise de níveis, processos, manejos e rotinas atencionais utilizados por atletas de elite e à sua aplicabilidade em processos e procedimentos direcionados ao aprendizado e ao aperfeiçoamento do saque no voleibol. E com o intuito de prover um estudo empírico, qualitativo e com dados quantitativos elencou-se, em 2009, 28 sujeitos – sendo 24 atletas das seleções brasileiras adultas de voleibol masculina e feminina e 4 integrantes das respectivas comissões técnicas – para estruturar a composição amostral, a qual foi submetida à mensuração da atenção concentrada, sustentada, dividida e difusa por meio de 5 testes atencionais padronizados: AC, D2, AD, AS, TEDIF-3. Já, para identificar os processos, manejos e rotinas atencionais realizou-se entrevistas semi-estruturadas, as quais foram decodificadas mediante análise de conteúdo. Como resultado, encontrou-se uma diferença estatisticamente significativa no nível de atenção concentrada (p=0,015) a favor do subgrupo masculino, o qual perfaz, como consequência, um índice mais elevado de acertos na execução dos saques. Outrossim, foram identificados princípios significativos de otimização atencional passíveis de serem utilizados como base para o aprendizado e o aperfeiçoamento do fundamento saque.por
dc.description.abstractBy meanings of the following investigation, the attentional processes were studied in the sports field and, at the magnitude of the object, the central focus was delimited to a specific object: attention as an optimization factor for the development of the service in the sporting modality of volleyball. For such, from the premise that the actual scientific studies, referring to attentional processes, emphasize a systemic and multidisciplinary perspective. In this context, attention and concentration are essential skills for the triumph in sports, for they can be trained, developed and improved. To lead term to the investigation, service was chosen as an option for its own rhythm action - an expression of individuality - that demands in its execution high levels of attention and concentration, even when volleyball is considered to be a team sport. The aim of this study was restrained to the analysis of levels, processes, managements and attentional routines used by elite athletes and its applicability in processes and procedures directed to learning and improving volleyball services. Aiming to provide an empirical, qualitative and quantitative based study, in 2009 28 subjects - 24 athletes of the Brazilian masculine and feminine volleyball teams and 4 members of its technical committees - were listed to figure in the sample composition, which was submitted to measurements of focused attention, sustained, divided and diffuse through 5 attentional standardized tests: AC, D2, AD, AS, TEDIF-3. On the other hand to identify the processes, managements and attentional routines, semistructural interviews were used and decodified through content analysis. As a result, a statistically significant difference in the focused attention levels (p=0,015) favoring the male subgroup was found, generating as a consequence a higher level on the execution of righteous services. Furthermore, significant principles of attentinal optimization were identified as subject to be used as a base for learning and improving the service.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectConcentraçãopor
dc.subjectSaque no voleibolpor
dc.subjectPsicologia do esportepor
dc.subjectAttentionpor
dc.subjectConcentrationpor
dc.subjectVolleyball servicepor
dc.subjectSports psychologypor
dc.titleProcessos atencionais no campo esportivo: um contributo para o ensino e aperfeiçoamento do saque no voleibolpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc796.325por
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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