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dc.contributor.advisorFigueiredo, Manuel-
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Sameiro-
dc.contributor.authorSantos, Lara Raquel Miranda-
dc.date.accessioned2014-03-25T10:41:59Z-
dc.date.available2014-03-25T10:41:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28519-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrialpor
dc.description.abstractO mundo empresarial é cada vez mais competitivo, principalmente, em produtos de alta rotação, como é o caso dos produtos alimentares. O objetivo principal dos retalhistas é fidelizar clientes, melhorando o serviço, ao mínimo custo possível. Para tal, os gestores empresariais recorrem cada vez mais a técnicas de previsão, capazes de auxiliar na tomada de decisão e aplicação de determinadas estratégias. Neste sentido, desenvolveu-se a presente dissertação abordando técnicas de previsão da procura para diferentes produtos alimentares, existentes na empresa de distribuição alimentar Pingo Doce de Guimarães. O estudo da procura efetuado incluiu vários produtos, nomeadamente, o frango assado, bens de primeira necessidade e camarão cozido. A escolha dos produtos teve como base o prazo de validade, as vendas e a forma como são feitas as encomendas, no processo de reaprovisionamento. É apresentada a análise descritiva de cada produto selecionado, as previsões efetuadas e é analisada a eficiência dos métodos utilizados. Aplicaram-se diferentes modelos aos dados da procura, nomeadamente, alisamento exponencial, newsboy-problem e um modelo desenvolvido por nós o qual foi designado de modelo desenvolvido. Registaram-se os seus resultados e mediu-se a eficiência dos modelos.por
dc.description.abstractThe business world is becoming increasingly competitive, especially when it comes to goods of high turnover, as in the case of food products. The main focus from retailers is to achieve maximum customer loyalty, improving service at the minimum possible cost. With this in mind, managers increasingly resort to forecasting techniques, a decisive tool which assists them in making decisions and implementing strategies. This study addresses techniques for forecasting the demand for different food products, specifically in the context of the company Pingo Doce, in Guimarães, Portugal. The demand forecast addressed a wide range of products, in particular the roast chicken, goods of first necessity and the pre-cooked shrimp. The choice of products was based on the products’ expiration date, their sales performance and the selling methods. For each product, a descriptive analysis was made, forecasts were set and the efficiency of the used methods was measured. Different models were applied to the demand data available, namely exponential smoothing, the newsboy-problem, and also a model we developed to work as forecasting developed model. The results were logged and the models’ efficiency was assessed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrevisõespor
dc.subjectRetalhistaspor
dc.subjectEncomendaspor
dc.subjectVendaspor
dc.subjectProcessos de reabastecimentopor
dc.subjectForecastspor
dc.subjectRetailerspor
dc.subjectOrderspor
dc.subjectSalespor
dc.subjectReplenishment processespor
dc.titleAnálise e previsão da procura numa empresa de distribuiçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.8-
dc.identifier.tid201194600por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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