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https://hdl.handle.net/1822/26822
Título: | Internacionalização empresarial portuguesa no Brasil sobre a forma de IDE : estudo de caso ALERT, Águas de Portugal e SORUS |
Autor(es): | Carvalho, Micael Alexandre Antunes |
Orientador(es): | Cabral, Manuel de Herédia |
Palavras-chave: | Internacionalização Investimento direto estrangeiro Dunning Modelo OLI Determinantes da localização Modos de entrada Internationalization Foreign direct investment Dunning OLI model Location determinants Entry modes |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente trabalho analisa os processos de internacionalização de empresas
portuguesas no Brasil, na forma de IDE, através do estudo de três casos distintos: a
ALERT, que já opera no Brasil com sucesso; a Águas de Portugal, cujo projeto de
internacionalização no Brasil já foi descontinuado, tendo sido marcado por perdas
importantes para esta empresa pública; e a SORUS, que pretende iniciar a sua produção
no Brasil, e, portanto, encontra-se ainda em estágio inicial de internacionalização, em
projeto. Identificam-se os fatores determinantes da decisão de internacionalização
explicitados pelas empresas, as motivações que estiveram na origem do processo de
internacionalização, bem como se analisam os resultados obtidos, distinguindo os
fatores que contribuíram para o sucesso ou insucesso dos projetos destas empresas no
Brasil. Tendo como base as vantagens ownership, localização e internalização, do
Paradigma Eclético da Internacionalização da Produção de John Dunning, e utilizando
entrevistas aos responsáveis máximos e aos membros diretamente envolvidos no
processo de internacionalização como método de recolha de dados, realizou-se uma
análise crítica sobre os processos de internacionalização de cada empresa. Caso a caso,
foram identificadas as vantagens ownership, localização e internalização, bem como
foram analisadas as decisões que contribuíram para o sucesso ou insucesso do processo
de internacionalização das empresas. O caso da empresa Águas de Portugal, em que os
efeitos foram mais negativos, parece ser resultado de uma má avaliação das vantagens
de ownership, cujos factores chave foram mal definidos e mal compreendidos pela
direção da empresa, e eventualmente também da realização de limitados ganhos no
processo de internalização. Este investimento parece ter sido motivado apenas pela
promessa de um mercado de grande dimensão (localização), e por factores políticos. No
caso da ALERT, as vantagens de ownership estavam bem definidas e a escolha do
Brasil parece ter sido uma aposta interessante, uma vez que a procura por serviços de
informática estava em grande expansão e a oferta local, apesar de haver empresas
fortemente competitivas, não era ainda suficiente para responder à expansão da procura
existente. A empresa demonstra ter sabido explorar bem as vantagens de internalização e as sinergias com as operações em Portugal. O caso da SORUS, ainda não pode ser
avaliado por resultados, uma vez que está em projeto, mas, como apresenta fortes razões
de ownership (tecnologia) e motivações de Localização bem fundamentadas (acesso às
matérias primas), acredita-se que será um caso bem-sucedido. Trata-se de um caso em
que o IDE se justifica, pois existem também vantagens de internacionalização evidentes,
nomeadamente no que diz respeito à proteção da tecnologia e do conhecimento, que são
a base da competitividade desta nova empresa. O estudo destes três casos, em diferentes
fases do processo de internacionalização, permite-nos concluir que o modelo OLI é um
bom instrumento para analisar os factores de sucesso e de insucesso de experiências de
internacionalização de empresas portuguesas no Brasil. This work studies the internationalization processes of Portuguese companies to Brazil, in the form of FDI, through three distinct cases: ALERT, which already operates in Brazil successfully; Águas de Portugal, whose internationalization project in Brazil has finished due to important losses for this public company; and SORUS, which is in the early stages of its internationalization, still a design stage. We aim to identify the internationalization decision determinants expressed by the companies, the motivations that led to the internationalization process, and to analyze the results, distinguishing the factors that contributed to the success or failure of these companies in Brazil. Based on the ownership, location and internalization advantages, from the John Dunning’s Eclectic Paradigm of International Production, and using interviews with owners and managers in charge of internationalization as a method of data collection, we conducted a critical analysis of the internationalization processes of each company. For each case we identify the ownership, location and internalization advantages of each company, as well as evaluate the decisions that contributed to the internationalization process success or failure of these companies. The case of Águas de Portugal, where the effects were more negative, seems to be a result of a misjudgment about the benefits of the ownership advantages, whose key factors were poorly defined and poorly understood by the direction of the company, and eventually also a result of limited gains coming from the internalization process. This investment seems to have been motivated only by the promise of a large market (location), and by political factors. In the case of ALERT, the ownership advantages were well defined and the choice of Brazil seems to have been an interesting bet, since the demand for IT services was booming and, although there were companies strongly competitive, the local supply was still not enough to meet the expanding demand. The company shows it has known how to explore the internalization advantages and the operational synergies between Portugal and Brazil. The SORUS case cannot be evaluated by results yet, since it is in design, but as it has strong Ownership reasons (technology) and well-founded Location motivations (access to raw materials), it is believed that it will be a successful case. This is a case in which FDI is justified because there are also obvious internationalization advantages, particularly regarding to technology and knowledge protection, which is the competitiveness basis for this new company. The study of these three cases, at different stages of the internationalization process, allows us to conclude that the OLI model is a good tool to analyze success and failure factors of internationalization experiences of Portuguese companies in Brazil. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26822 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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