Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26822

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Manuel de Herédia-
dc.contributor.authorCarvalho, Micael Alexandre Antunes-
dc.date.accessioned2013-12-09T14:44:11Z-
dc.date.available2013-12-09T14:44:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/26822-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os processos de internacionalização de empresas portuguesas no Brasil, na forma de IDE, através do estudo de três casos distintos: a ALERT, que já opera no Brasil com sucesso; a Águas de Portugal, cujo projeto de internacionalização no Brasil já foi descontinuado, tendo sido marcado por perdas importantes para esta empresa pública; e a SORUS, que pretende iniciar a sua produção no Brasil, e, portanto, encontra-se ainda em estágio inicial de internacionalização, em projeto. Identificam-se os fatores determinantes da decisão de internacionalização explicitados pelas empresas, as motivações que estiveram na origem do processo de internacionalização, bem como se analisam os resultados obtidos, distinguindo os fatores que contribuíram para o sucesso ou insucesso dos projetos destas empresas no Brasil. Tendo como base as vantagens ownership, localização e internalização, do Paradigma Eclético da Internacionalização da Produção de John Dunning, e utilizando entrevistas aos responsáveis máximos e aos membros diretamente envolvidos no processo de internacionalização como método de recolha de dados, realizou-se uma análise crítica sobre os processos de internacionalização de cada empresa. Caso a caso, foram identificadas as vantagens ownership, localização e internalização, bem como foram analisadas as decisões que contribuíram para o sucesso ou insucesso do processo de internacionalização das empresas. O caso da empresa Águas de Portugal, em que os efeitos foram mais negativos, parece ser resultado de uma má avaliação das vantagens de ownership, cujos factores chave foram mal definidos e mal compreendidos pela direção da empresa, e eventualmente também da realização de limitados ganhos no processo de internalização. Este investimento parece ter sido motivado apenas pela promessa de um mercado de grande dimensão (localização), e por factores políticos. No caso da ALERT, as vantagens de ownership estavam bem definidas e a escolha do Brasil parece ter sido uma aposta interessante, uma vez que a procura por serviços de informática estava em grande expansão e a oferta local, apesar de haver empresas fortemente competitivas, não era ainda suficiente para responder à expansão da procura existente. A empresa demonstra ter sabido explorar bem as vantagens de internalização e as sinergias com as operações em Portugal. O caso da SORUS, ainda não pode ser avaliado por resultados, uma vez que está em projeto, mas, como apresenta fortes razões de ownership (tecnologia) e motivações de Localização bem fundamentadas (acesso às matérias primas), acredita-se que será um caso bem-sucedido. Trata-se de um caso em que o IDE se justifica, pois existem também vantagens de internacionalização evidentes, nomeadamente no que diz respeito à proteção da tecnologia e do conhecimento, que são a base da competitividade desta nova empresa. O estudo destes três casos, em diferentes fases do processo de internacionalização, permite-nos concluir que o modelo OLI é um bom instrumento para analisar os factores de sucesso e de insucesso de experiências de internacionalização de empresas portuguesas no Brasil.por
dc.description.abstractThis work studies the internationalization processes of Portuguese companies to Brazil, in the form of FDI, through three distinct cases: ALERT, which already operates in Brazil successfully; Águas de Portugal, whose internationalization project in Brazil has finished due to important losses for this public company; and SORUS, which is in the early stages of its internationalization, still a design stage. We aim to identify the internationalization decision determinants expressed by the companies, the motivations that led to the internationalization process, and to analyze the results, distinguishing the factors that contributed to the success or failure of these companies in Brazil. Based on the ownership, location and internalization advantages, from the John Dunning’s Eclectic Paradigm of International Production, and using interviews with owners and managers in charge of internationalization as a method of data collection, we conducted a critical analysis of the internationalization processes of each company. For each case we identify the ownership, location and internalization advantages of each company, as well as evaluate the decisions that contributed to the internationalization process success or failure of these companies. The case of Águas de Portugal, where the effects were more negative, seems to be a result of a misjudgment about the benefits of the ownership advantages, whose key factors were poorly defined and poorly understood by the direction of the company, and eventually also a result of limited gains coming from the internalization process. This investment seems to have been motivated only by the promise of a large market (location), and by political factors. In the case of ALERT, the ownership advantages were well defined and the choice of Brazil seems to have been an interesting bet, since the demand for IT services was booming and, although there were companies strongly competitive, the local supply was still not enough to meet the expanding demand. The company shows it has known how to explore the internalization advantages and the operational synergies between Portugal and Brazil. The SORUS case cannot be evaluated by results yet, since it is in design, but as it has strong Ownership reasons (technology) and well-founded Location motivations (access to raw materials), it is believed that it will be a successful case. This is a case in which FDI is justified because there are also obvious internationalization advantages, particularly regarding to technology and knowledge protection, which is the competitiveness basis for this new company. The study of these three cases, at different stages of the internationalization process, allows us to conclude that the OLI model is a good tool to analyze success and failure factors of internationalization experiences of Portuguese companies in Brazil.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectInvestimento direto estrangeiropor
dc.subjectDunningpor
dc.subjectModelo OLIpor
dc.subjectDeterminantes da localizaçãopor
dc.subjectModos de entradapor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectForeign direct investmentpor
dc.subjectDunningpor
dc.subjectOLI modelpor
dc.subjectLocation determinantspor
dc.subjectEntry modespor
dc.titleInternacionalização empresarial portuguesa no Brasil sobre a forma de IDE : estudo de caso ALERT, Águas de Portugal e SORUSpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc339.5por
dc.identifier.tid201073854por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Micael Alexandre Antunes Carvalho.pdf2,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID