Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25820

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLourenço, Lélio Moura-
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveira-
dc.contributor.authorSenra, Luciana Xavier-
dc.date.accessioned2013-10-21T13:40:28Z-
dc.date.available2013-10-21T13:40:28Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.isbn978-989-8525-13-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25820-
dc.description.abstractO Bullying é um fenômeno comum ao ambiente escolar, que ocorre entre crianças e adolescentes envolvendo ataques físico, verbal ou psicológico, intencionais e contínuos. É protagonizado por um ou mais agressores, com objetivo de causar danos e prejuízos a alguém ou a um grupo percebidos como frágil e com características físicas, sócio-econômicas, étnicas e orientação sexual específicas, em situações em que a vítima não tem condições de se defender ou reverter a situação. A gestão do Bullying no ambiente escolar é considerada um trabalho em conjunto realizado pelos profissionais da escola, sendo professores, diretores, coordenadores pedagógicos responsáveis pela gestão no espaço escolar marcado pelo Bullying. No que concerne à escola, seus profissionais devem estar conscientes sobre essa forma de violência e serem capacitados para diagnosticar, intervir e preveni-la. O papel da escola é de fundamental importância, devendo disponibilizar espaços para que as crianças possam falar de suas emoções e sentimentos, que discutam, reflitam, disponibilizem jogos e alternativas de laser. A gestão do ambiente escolar é uma das variáveis fundamentais para a sua compreensão e dá suporte às medidas de intervenção. É fundamental que os investigadores percebam a importância dos gestores nessa realidade.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectBullyingpor
dc.titleA gestão educacional na caracterização e na prevenção do bullyingpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage365por
oaire.citationEndPage374por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleII Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" (SICPCE)por
sdum.conferencePublicationII Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" (SICPCE)por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A gestão educacional na caracterização e na prevensão do bullying..pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID