Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25820
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lourenço, Lélio Moura | - |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | - |
dc.contributor.author | Senra, Luciana Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-21T13:40:28Z | - |
dc.date.available | 2013-10-21T13:40:28Z | - |
dc.date.issued | 2012-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-13-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/25820 | - |
dc.description.abstract | O Bullying é um fenômeno comum ao ambiente escolar, que ocorre entre crianças e adolescentes envolvendo ataques físico, verbal ou psicológico, intencionais e contínuos. É protagonizado por um ou mais agressores, com objetivo de causar danos e prejuízos a alguém ou a um grupo percebidos como frágil e com características físicas, sócio-econômicas, étnicas e orientação sexual específicas, em situações em que a vítima não tem condições de se defender ou reverter a situação. A gestão do Bullying no ambiente escolar é considerada um trabalho em conjunto realizado pelos profissionais da escola, sendo professores, diretores, coordenadores pedagógicos responsáveis pela gestão no espaço escolar marcado pelo Bullying. No que concerne à escola, seus profissionais devem estar conscientes sobre essa forma de violência e serem capacitados para diagnosticar, intervir e preveni-la. O papel da escola é de fundamental importância, devendo disponibilizar espaços para que as crianças possam falar de suas emoções e sentimentos, que discutam, reflitam, disponibilizem jogos e alternativas de laser. A gestão do ambiente escolar é uma das variáveis fundamentais para a sua compreensão e dá suporte às medidas de intervenção. É fundamental que os investigadores percebam a importância dos gestores nessa realidade. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.title | A gestão educacional na caracterização e na prevenção do bullying | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 365 | por |
oaire.citationEndPage | 374 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" (SICPCE) | por |
sdum.conferencePublication | II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" (SICPCE) | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A gestão educacional na caracterização e na prevensão do bullying..pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |