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https://hdl.handle.net/1822/25494
Título: | Perspetiva fenomenográfica das conceções dos pais sobre o seu envolvimento nos trabalhos para casa |
Autor(es): | Macedo, Lúcia Gonçalves |
Orientador(es): | Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Conceções do envolvimento parental Trabalhos para casa Fenomenografia Conceptions Parental involvement Homework Phenomenography |
Data: | 8-Jul-2013 |
Resumo(s): | A participação dos pais no momento de realização do TPC dos filhos tem sido
considerada pela literatura como um fator importante no desempenho académico das crianças.
Assumindo uma perspetiva fenomenográfica, este estudo tem como objetivo descrever e
analisar as conceções de 22 pais de alunos do 4.º ano de escolaridade, sobre o seu
envolvimento no TPC. Os dados recolhidos através da realização de entrevistas semiestruturadas,
foram posteriormente analisados procurando mapear as várias conceções dos
pais acerca do seu próprio envolvimento no TPC. Os resultados obtidos revelam que as
conceções dos pais face ao seu envolvimento se focam essencialmente no seu papel para a
promoção da aprendizagem escolar dos filhos através da promoção da autonomia, do controlo
das aprendizagens e do incentivo e motivação para o estudo. São discutidas algumas
implicações para a promoção do incremento na participação parental na educação escolar das
crianças. The parents’ involvement in the children homework has been considered in the literature as an important factor in their academic performance. Assuming a phenomenographic perspective, this study aims to describe and analyze the conceptions of 22 of 4th year students about their involvement in homework. The data was collected by conducting semi-structured interviews, which were subsequently analyzed, seeking to map the various parents’ conceptions about their own involvement in homework. The results show that the parents’ conceptions on its involvement focuses primarily on its role in the promotion of children’s academic learning through the promotion of autonomy, control of learning and encouragement and motivation for the study. Furthermore, are discussed some implications for the promotion of improvements on the parental involvement in the children's schooling. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25494 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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