Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25494

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorMacedo, Lúcia Gonçalves-
dc.date.accessioned2013-10-04T14:08:13Z-
dc.date.available2013-10-04T14:08:13Z-
dc.date.issued2013-07-08-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25494-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)por
dc.description.abstractA participação dos pais no momento de realização do TPC dos filhos tem sido considerada pela literatura como um fator importante no desempenho académico das crianças. Assumindo uma perspetiva fenomenográfica, este estudo tem como objetivo descrever e analisar as conceções de 22 pais de alunos do 4.º ano de escolaridade, sobre o seu envolvimento no TPC. Os dados recolhidos através da realização de entrevistas semiestruturadas, foram posteriormente analisados procurando mapear as várias conceções dos pais acerca do seu próprio envolvimento no TPC. Os resultados obtidos revelam que as conceções dos pais face ao seu envolvimento se focam essencialmente no seu papel para a promoção da aprendizagem escolar dos filhos através da promoção da autonomia, do controlo das aprendizagens e do incentivo e motivação para o estudo. São discutidas algumas implicações para a promoção do incremento na participação parental na educação escolar das crianças.por
dc.description.abstractThe parents’ involvement in the children homework has been considered in the literature as an important factor in their academic performance. Assuming a phenomenographic perspective, this study aims to describe and analyze the conceptions of 22 of 4th year students about their involvement in homework. The data was collected by conducting semi-structured interviews, which were subsequently analyzed, seeking to map the various parents’ conceptions about their own involvement in homework. The results show that the parents’ conceptions on its involvement focuses primarily on its role in the promotion of children’s academic learning through the promotion of autonomy, control of learning and encouragement and motivation for the study. Furthermore, are discussed some implications for the promotion of improvements on the parental involvement in the children's schooling.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConceções do envolvimento parentalpor
dc.subjectTrabalhos para casapor
dc.subjectFenomenografiapor
dc.subjectConceptionspor
dc.subjectParental involvementpor
dc.subjectHomeworkpor
dc.subjectPhenomenographypor
dc.titlePerspetiva fenomenográfica das conceções dos pais sobre o seu envolvimento nos trabalhos para casapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc37.015.3-
dc.subject.udc371.322.1-
dc.subject.udc37.018.26-
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lúcia Gonçalves Macedo.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID