Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25243
Título: | Ler e escrever para aprender história e geografia de Portugal |
Autor(es): | Ribeiro, Andreia Sofia Freitas |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Ler Escrever Aprender História e geografia de Portugal Read Write Learn Portugal’s history and geography |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente documento constitui um relatório, de natureza reflexiva, do
processo supervisionado de intervenção pedagógica participante, realizada no
âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Esta insere-se
no plano de estudos do mestrado profissionalizante em Ensino do 1º e 2º Ciclo
do Ensino Básico, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho.
Foram realizadas intervenções em contexto de 1º e 2º ciclo no
Agrupamento de Escolas André Soares e foi planeado e implementado um
Projeto de Intervenção Pedagógica, que foi de encontro às necessidades dos
contextos de intervenção.
Depois de várias sessões de observação e prática supervisionada,
verificou-se que existiam algumas falhas relativamente à aprendizagem dos
alunos. Estes revelavam dificuldades em assimilar os conteúdos lidos e
escritos, ou seja, nem sempre conseguiam ler e escrever para aprender.
Assim, foi elaborado um projeto cujo tema era Ler e escrever para aprender
História e Geografia de Portugal. Este tinha como objetivos: desenvolver
competências de aprendizagem dos alunos no domínio da H.G.P. pelo
desenvolvimento de práticas de leitura e escrita; construir conhecimentos de
H.G.P. com recurso a atividades de leitura e escrita; compreender textos de
natureza variada no domínio de H.G.P. e produzir textos para exprimir o
conhecimento adquirido em H.G.P.
Este relatório divide-se em três capítulos: no capítulo I é feita a
caraterização do contexto e identificação do problema que suscitou a
intervenção pedagógica; no capítulo II encontra-se o enquadramento teórico; o
capítulo III diz respeito à descrição e avaliação das atividades do projeto de
intervenção pedagógica. No final, é apresentada uma conclusão, onde é feita
uma reflexão pessoal, avaliando o processo de implementação do projeto. This report describes the project developed in the teacher training unit which is part of a Teacher Training Master Program (Elementary School, 1st and 2nd level). This project, involving two classes (4th and 5th grade) focused on a specific content area, History and Geography, and concerned the use of writing as a learning tool. Lessons were planned after the identification of student’ main difficulties and tasks performed involved reading and writing as means to build knowledge. This report is divided into three chapters: in chapter I describe the contexts where teacher training activities took place and present the objectives of the project; in chapter II we present the theoretical basis of our work; finally, in chapter III, we describe the pedagogical activities developed and evaluate its results based on the analysis of students’ work. In the end, we present a conclusion, where is made a personal reflection, assessing the project’s process implementation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25243 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia Sofia Freitas Ribeiro.pdf | 7,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |