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https://hdl.handle.net/1822/24858
Título: | Modelling of ballasted railway tracks for high-speed trains |
Autor(es): | Cunha, J. P. |
Orientador(es): | Correia, A. Gomes |
Palavras-chave: | Ballasted railway track High-speed train Finite Element Method Response to moving loads Non-linear analyses Cyclic non-linear model Via-férrea balastrada Combóio de alta velocidade Método dos Elementos Finitos Resposta a cargas rolantes Análise não-linear Modelo não-linear cíclico |
Data: | 21-Jun-2013 |
Resumo(s): | Ballasted railway tracks are one of the most common structures travelled
by high-speed trains. The high circulation speeds of these trains lead to
increased vibrations in the tracks and nearby structures, which can affect
the serviceability and maintenance costs of the tracks. There is a growing
demand for a means of accurately predicting the performance of ballasted
railway tracks in train circulation. Numerical simulations are a highly effective
means of predicting track response and the propagation of vibrations to
the free field. However, numerical simplifications often prevent these models
from performing additional in-depth analyses of three-dimensional track response
or non-linear behaviour of the track ballast and foundation soil. This
thesis aims to expand the knowledge of ballasted railway track response by
performing 3D non-linear railway track simulations and investigating the
importance of non-linear material behaviour in numerical predictions.
The first part of the thesis concentrates on the elastodynamics of railway
track response to moving loads and the numerical accuracy of 3D Finite
Element meshes of railway tracks. The advantages and disadvantages of 3D
Finite Element simulations for these structures are highlighted and the cases
for which they are suitable are identified.
The second part of this thesis focuses on non-linear ballast and soil response
using time-domain simulations. The study of ballast behaviour is
performed using a constitutive model in which the separated consideration
of yield surfaces and pressure dependent Young’s modulus, facilitates the
identification of their individual influences on track response. The 3D nature
of the model also enables the study of the stress and strain distribution
in ballast, in the transversal and longitudinal directions of the track, which
provide insight into the difference in behaviour between ballast under a
sleeper and ballast between two sleepers. The evaluation of the non-linear
soil response is conducted using a cyclic non-linear model that was implemented
in the Finite Element software. This model examines the spatial
distribution and time history of the stiffness degradation experienced by the
soil during the passage of a train axle. Finally, the simulation of the integrated
non-linear soil and ballast material models demonstrates the influence of non-linear behaviour at different circulation speeds. Vias férreas balastradas são uma das principais estruturas nas quais circulam os comboios de alta velocidade. A grande velocidade de circulação destes veículos induz vibrações acrescidas na via-férrea e estruturas circundantes, que podem afetar a eficácia e custos de manutenção da via. Consequentemente é cada vez maior a procura de meios precisos de previsão da resposta de vias férreas à passagem de comboios de alta velocidade. As simulações numéricas são bastante eficientes para prever a resposta da via e a propagação de ondas no solo. No entanto algumas simplificações numéricas impedem muitas vezes estes modelos de permitir análises mais detalhadas sobre a resposta tridimensional da via e o comportamento não-linear do balastro e do solo de fundação. Este trabalho contribui para aprofundar o conhecimento existente do comportamento de vias férreas através de análises 3D não-lineares e do estudo da importância do comportamento não-linear dos materiais nas previsões numéricas. A primeira parte do trabalho visa essencialmente o estudo do comportamento plastodinâmico das vias férreas e da precisão numérica de malhas em Elementos Finitos 3D para a simulação das vias. As vantagens e desvantagens das simulações em Elementos Finitos 3D são discutidas e são identificados os propósitos para os quais estas simulações são mais adequadas. A segunda parte do trabalho foca-se no estudo da resposta não-linear de balastro e solo de fundação através de simulações no domínio do tempo. O estudo do comportamento do balastro é feito através de um modelo constitutivo no qual a consideração em separado de superfícies de cedência e da variação do módulo de Young com a tensão média permitiu identificar a influência de cada na resposta da via. A análise tridimensional permitiu também estudar a distribuição de tensões e deformações na direção transversal e longitudinal da via, facultando uma análise do diferente comportamento de balastro debaixo de uma travessa e de balastro situado entre duas travessas. O estudo do comportamento não-linear do solo é feito através de um modelo não-linear cíclico que foi implementado no software de Elementos Finitos. Isto permitiu o estudo da distribuição espacial e temporal da degradação da rigidez que o solo sofre durante a passagem de um eixo de um comboio. Finalmente a simulação integrada do comportamento não-linear do solo e do balastro permitiu compreender a importância do comportamento não-linear em função da velocidade de circulação do comboio. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24858 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Teses de Doutoramento |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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