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https://hdl.handle.net/1822/24501
Título: | Facilitadores e barreiras à inclusão na primeira infância |
Autor(es): | Amorim, Rosa de Fátima da Costa |
Orientador(es): | Serrano, Ana Maria |
Palavras-chave: | Inclusão Barreiras Facilitadores Crianças com NEE Inclusion Barriers Facilitators Children with SEN |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente estudo tem como objetivo identificar os facilitadores e as barreiras à inclusão
de crianças com NEE, em instituições de atendimento à primeira infância no concelho de Ponte
da Barca. O seu enquadramento surge da necessidade de avaliarmos a forma como estão a ser
implementadas as práticas inclusivas. Para atingir o objetivo geral foi utilizada a metodologia de
estudo de caso, um método qualitativo. Recorremos à entrevista semiestruturada, para coleta de
dados. Participaram neste estudo 3 mães, 3 intervencionista e 3 educadoras. A entrevista
decorreu de forma natural o que nos permitiu, realizar uma coletânea de dados mais
diversificada.
A análise de dados permitiu-nos concluir que todos os participantes no processo
inclusivo, estão empenhados em edificar contextos inclusivos. Tendo como base alguns dos
princípios da filosofia inclusiva, mães e profissionais procuram alterar alguns hábitos enraizados
no sistema educativo.
Contudo, ainda existe um longo caminho a ser percorrido de forma atingir-se os ideias
da inclusão. Os resultados deste estudo indicam que subsistem aspetos que deverão ser
reequacionados, nomeadamente no que se refere à postura das mães, uma postura passiva, no
processo interventivo. Esta passividade leva-nos a questionar se os profissionais estão a
desempenhar o papel que lhes é atribuído e o que os impede de tal?
Na sua globalidade, os resultados obtidos revelam indicadores de qualidade, na
implementação de práticas inclusivas, que vão de encontro com as principais teorias defendidas
na consulta bibliográfica: trabalho de equipa e articulação entre os serviços. This study aims to identify the facilitators and barriers to inclusion of children with special educational needs in institutions that care for infants in the municipality of Ponte da Barca. The framework arises from the need to evaluate how they are being implemented inclusive practices. To achieve the overall objective methodology was used for the case study, a qualitative method. We use the semi-structured interview for data collection: 3 mothers participated in the study, 3 interventional and 3 educators. The interview took place in a natural way which allowed us to; conduct a more diverse collection of data. The data analysis allowed us to conclude that all participants in the process inclusive are committed to building inclusive settings. Based on some principles of inclusive philosophy, mothers and professionals looking to change some habits rooted in the educational system. However, there is still a long way to go in order to achieve the ideals of inclusion. The results of this study indicate that there are aspects that should being evolved, particularly with regard to the attitude of mothers, a passive posture, in the intervention process. This passivity leads us to question if professionals are to play the role assigned to them and what keeps them from such? On the whole, the results show quality indicators in the implementation of inclusive practices, which meet with the main theories espoused in bibliographic: teamwork and coordination between departments. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24501 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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