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https://hdl.handle.net/1822/23827
Título: | O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia |
Autor(es): | Barroso, Joaquim Miguel Dias |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio refere-se à implementação do projeto de intervenção supervisionada no
âmbito da unidade curricular de estágio profissional, do segundo ano do Mestrado em Ensino de Filosofia
no Ensino Secundário concluído no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no ano de 2012.
O plano de intervenção pedagógica supervisionado foi elaborado em torno do tema O Impacto da
Tecnologia Educativa no Ensino da Filosofia, tendo como finalidade analisar o real impacto do uso dos
diversos materiais didáticos que o docente usa na sua prática letiva. Foi objeto deste trabalho estudar a
reação e comportamento dos alunos perante a diversidade de materiais e recursos disponíveis hoje em
dia nas nossas escolas.
Este relatório está dividido em quatro partes: (i) introdução e contexto em que a prática letiva de
regências de estágio se desenvolveram; (ii) descrição de como foi implementado o projeto e as suas
condicionantes; (iii) avaliação do projeto de intervenção pedagógica supervisionado; (iv) conclusões da
experiência enquanto professor estagiário e enquanto observador e mentor de um estudo aplicado em
contexto real de sala de aula. Le plan d'intervention éducative a été supervisé et élaboré autour du thème «L'impact de l'utilisation des technologies éducatives dans l'enseignement de la philosophie», ayant comme pertinence, l'analyse de l'impact réel de l'utilisation de matériels pédagogiques par les enseignants qui ont utilisé différentes technologies dans leur pratique pédagogique. Cette étude visait étudier la réaction et le comportement des élèves face à la diversité des matériaux et des ressources que la plus part des écoles, aujourd'hui, disponibilisent. Ce rapport est divisé en quatre parties, qui ont l'intention de démontrer, avant tout, l'introduction et le contexte dans lequel la pratique de régences de stages pédagogiques se développe. Une seconde phase ambitionne une description de la façon dont le projet a été mis en oeuvre et ses contraintes. Et enfin, l'évaluation du projet d'intervention supervisé de l'enseignement; la conclusion du rapport avec les conclusions de l'expérience comme professeur stagiaire et le mentor entant qu'observateur d´une étude appliquée dans une vraie classe. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23827 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joaquim Miguel Dias Barroso.pdf | Relatório de Estágio | 10,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |