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https://hdl.handle.net/1822/23699
Título: | A WebQuest no 1º ciclo do ensino básico : um estudo de caso com alunos do 4º ano de escolaridade |
Autor(es): | Ribeiro, Ema Emília da Silva Saragoça |
Orientador(es): | Coutinho, Clara Pereira |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | As WebQuests são uma estratégia pedagógica que promove a investigação e a pesquisa na
Internet, por parte dos alunos, de uma forma orientada mas autónoma. Esta metodologia faculta uma
forma dos alunos desenvolverem as suas capacidades de seleção e estruturação da informação
pesquisada em colaboração e cooperação com os seus colegas. Trata-se de uma metodologia centrada
numa aprendizagem cooperativa e colaborativa que pretende que os alunos se responsabilizem tanto
pelo seu próprio processo de aprendizagem como pelo dos seus pares, desenvolvendo as capacidades
de seleção, análise e síntese da informação e promovendo, desta forma, a construção partilhada do
conhecimento.
Tendo como base este referencial teórico foi formulada a seguinte questão de investigação:
- De que forma a utilização de uma WebQuest sobre a História de Portugal numa turma de
alunos do 4º ano de escolaridade contribui para o desenvolvimento de competências de trabalho de
grupo, bem como, para a promoção das aprendizagens dos alunos?
Desenvolveu-se um estudo de caso numa turma da investigadora, que teve como objetivo,
perceber de que forma a WebQuest pode contribuir para a melhoria da capacidade de pesquisa de
informação, se a resolução da mesma desenvolve estratégias de colaboração e cooperação no trabalho
de grupo e qual o feedback dos alunos em relação ao trabalho realizado.
A recolha dos dados foi feita através de um questionário inicial (anexo 1) para conhecer o nível
de literacia digital dos alunos, no decorrer da investigação através de grelhas de observação e no final
foi administrado um segundo questionário (anexo 3) para auscultar a opinião dos alunos sobre a tarefa
proposta na WebQuest. Foi também feita uma análise documental dos produtos realizados pelos
alunos de forma a aferir quais as aprendizagens potenciadas por esta estratégia pedagógica.
As conclusões deste estudo demonstram que esta WebQuest desenvolveu nos alunos da turma
competências de caráter cooperativo e colaborativo, promovendo uma aprendizagem construtivista.
Com a observação feita no decurso do estudo e com a análise dos questionários e dos produtos
resultantes da WebQuest, verificamos que os alunos desenvolveram novos saberes, bem como, um
aperfeiçoamento das capacidades, atitudes e valores, nomeadamente a autonomia, o interesse e a
concentração. Este estudo mostra ainda que as WebQuests promovem uma familiarização dos alunos
com as tecnologias e com a pesquisa de informação em locais diferentes dos usais na sala de aula,
capacitando-os com novas literacias essenciais para o sucesso na sociedade de informação em que
estamos inseridos. WebQuests are a pedagogical strategy that promotes a guided but autonomous investigation and research on the Internet by students. This pedagogical strategy provides a way for students to develop their capacities for selecting and structuring the information researched in collaboration and cooperation with their colleagues. It is a methodology focused on cooperative and collaborative learning which intends that students take responsibility, both for their own learning process and for their peers’, developing their skills of information selection, analysis and synthesis and, thus, promoting the shared construction of knowledge. Based on this theoretical framework the following research question was formulated: - In what way does the use of a WebQuest about the History of Portugal in a class of 4th grade children contributes to the development of group work skills, as well as to the promotion of students’ learning? A case study was developed in the researcher’s classes in order to understand how a WebQuest can contribute to improving the ability to search for information, if its resolution develops collaboration and cooperation strategies in group work and what is the students’ feedback regarding the work done. The collection of achieved data was made by using an initial questionnaire to determine the level of digital literacy of students, by filling in observation grids during the investigation and, at the end of the research, a second questionnaire was applied to gauge students' opinions about the task proposed in the WebQuest. A documental analysis of the students’ final products was also made in order to assess the learning underpinned by this teaching strategy. The findings of this study prove that this WebQuest developed cooperative and collaborative natured skills in students, promoting a constructivist learning. Taking into account the observation made during the study and the analysis of the questionnaires and of the products resulting from the WebQuest, we found that students developed new knowledge and improved skills, attitudes and values, including autonomy, interest and concentration. This study also shows that WebQuests encourage students to get in touch/be in contact with technologies and with information research in different sites, in the classroom, enabling them with new and essential literacies to be successful in the information society in which we are integrated. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23699 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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