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https://hdl.handle.net/1822/23226
Título: | Perceções e atitudes dos jovens sobre a água : um contributo para planear a comunicação da empresa Águas do Noroeste |
Autor(es): | Figueiredo, Isabel Maria Miranda |
Orientador(es): | Carvalho, Anabela |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O principal objetivo desta investigação é perceber o modo como os mais jovens se
relacionam com o elemento “água”, descortinando o conhecimento deste público em
relação às boas práticas que se associam ao seu uso diário. Esta relação foi ainda
estudada tendo em atenção o peso e a importância relativa das fontes desse mesmo
saber e integrada no contexto mais amplo de atuação da empresa Águas do Noroeste,
S.A..
Para esse fim foram utilizadas de modo complementar duas técnicas metodológicas, os
inquéritos por questionários e os grupos focais, que foram aplicados junto de turmas do 6º
ano do ensino básico na vertente público e privado. Da análise dos resultados constata-se
que os jovens estudantes inquiridos denunciam em geral amplos conhecimentos das boas
práticas associadas ao uso racional da água, não sendo verificáveis diferenças
significativas de níveis de saber relacionadas com o tipo de estabelecimento de ensino ou
com o género do jovem entrevistado. Ao mesmo tempo nota-se, que embora a maior
parte dos estudantes não tenha o hábito de levar para a escola água engarrafada para
beber, esta continua a ser preferida especialmente pelos alunos do ensino privado no
consumo familiar que se efetiva no espaço casa. Relativamente às principais fontes de
informação referentes às boas práticas que envolvem o consumo da água, a família, a
escola e a televisão são os mais referenciados. Do estudo dos dados dos grupos focais
foi ainda notória a presença importante e recorrente que o tema da água possui junto dos
estudantes do ensino básico. Apesar desta situação os conhecimentos mais específicos
destes jovens sobre o assunto são muito variáveis, mesmo entre alunos da mesma
escola.
Finalmente, destaca-se com este trabalho a importância genérica de investigar sobre a
água, trabalhando-a como tópico importante na educação e cidadania de todos os
públicos, em especial aqueles mais novos. The main goals of this research are to understand the way young people relate to water, to assess their knowledge of good practices associated with water´s daily use and to evaluate the relative importance of information sources. This project also aims to analyze the impact of the communication of the company Águas do Noroeste. Two methodological techniques were used in a complementary way, namely surveys and focus groups, which were applied to 6th grade classes of basic education in public and private schools. Data analysis revealed that the young students surveyed in general show extensive knowledge of the best practices in what concerns the rational use of water, with no significant differences in levels of knowledge related to the type of school or gender. It was also observed that, although most students do not have the habit of bringing bottled water to school to drink, this continues to be chosen for consumption at home, especially by students from private schools. Regarding the main sources of information on good practices related to water consumption, family, school and television are the most referenced ones. Focus groups data suggest that water is an important issue for these students and one that they regularly pay attention to. Still their knowledge about the subject is very variable, even among students from the same school. This work highlights the generic importance of researching perceptions of water, and of investing on water as an important topic in education and citizenship for all audiences, especially young ones. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23226 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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