Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22633
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-15T15:30:22Z | - |
dc.date.available | 2013-01-15T15:30:22Z | - |
dc.date.issued | 2012-05 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/22633 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo descreve um programa de intervenção dirigido a alunos do 1º ano com dificuldades iniciais de aprendizagem da leitura e da escrita. Na avaliação do mesmo recorreu-se a um estudo de caso quantitativo. Participaram no estudo cinco alunos avaliados antes e após a implementação do programa. Recorreu-se a um conjunto de medidas de leitura e de escrita. Os resultados obtidos indicam um padrão diferencial em relação aos ganhos alcançados por cada um dos sujeitos. Os ganhos são estatisticamente significativos nas variáveis leitura e escrita de consoantes, ditongos, sílabas e palavras e leitura de frases. Registam-se ganhos mais elevados nas variáveis de leitura e escrita de sílabas VC, palavras e frases e leitura de ditongos. | por |
dc.description.abstract | This article describes an intervention program for students with difficulties in the initial learning of reading and writing and presents the changes observed after the implementation of intervention program for students of the first year of basic education. The program was implemented in a group of five students. Children were assessed in two moments, before and after the implementation of the program, using a set of measures. The results indicate a differential pattern of gains of each participant. The gains are statistically significant for variables reading and writing of consonants, diphthongs, syllables and words and reading phrases. The major gains were in the variables of reading and writing of syllables VC, words and phrases and reading diphthongs. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Programas de intervenção | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Writing | por |
dc.subject | Learning disabilities | por |
dc.subject | Intervention | por |
dc.title | Descrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender” | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 205 | por |
oaire.citationEndPage | 230 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Psicologia, Educação e Cultura | por |
oaire.citationVolume | 16 | por |
sdum.journal | Psicologia, Educação e Cultura | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Descrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender”.pdf | Artigo | 6,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |