Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22633

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira-
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda da Silva-
dc.date.accessioned2013-01-15T15:30:22Z-
dc.date.available2013-01-15T15:30:22Z-
dc.date.issued2012-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22633-
dc.description.abstractO presente artigo descreve um programa de intervenção dirigido a alunos do 1º ano com dificuldades iniciais de aprendizagem da leitura e da escrita. Na avaliação do mesmo recorreu-se a um estudo de caso quantitativo. Participaram no estudo cinco alunos avaliados antes e após a implementação do programa. Recorreu-se a um conjunto de medidas de leitura e de escrita. Os resultados obtidos indicam um padrão diferencial em relação aos ganhos alcançados por cada um dos sujeitos. Os ganhos são estatisticamente significativos nas variáveis leitura e escrita de consoantes, ditongos, sílabas e palavras e leitura de frases. Registam-se ganhos mais elevados nas variáveis de leitura e escrita de sílabas VC, palavras e frases e leitura de ditongos.por
dc.description.abstractThis article describes an intervention program for students with difficulties in the initial learning of reading and writing and presents the changes observed after the implementation of intervention program for students of the first year of basic education. The program was implemented in a group of five students. Children were assessed in two moments, before and after the implementation of the program, using a set of measures. The results indicate a differential pattern of gains of each participant. The gains are statistically significant for variables reading and writing of consonants, diphthongs, syllables and words and reading phrases. The major gains were in the variables of reading and writing of syllables VC, words and phrases and reading diphthongs.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectProgramas de intervençãopor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectLearning disabilitiespor
dc.subjectInterventionpor
dc.titleDescrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender”por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage205por
oaire.citationEndPage230por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitlePsicologia, Educação e Culturapor
oaire.citationVolume16por
sdum.journalPsicologia, Educação e Culturapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Descrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender”.pdfArtigo6,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID