Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20935

TítuloA construção da autonomia num contexto de dependências : limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveAutonomia das escolas
Democracia e participação
Cultura escolar
Cultura organizacional escolar
DataJun-2011
EditoraEdições Afrontamento
RevistaEducação, Sociedade & Culturas
Resumo(s)O texto que se apresenta explora a problemática da autonomia, tal qual ela é experienciada quotidianamente nas escolas, mobilizando para o efeito alguns episódios significativos da vida escolar extraídos de algumas pesquisas empíricas em curso. A análise destes dados permitiu reflectir sobre os diferentes usos que os actores escolares dão às suas margens relativas de autonomia, fortalecendo ou limitando o processo de decisão democrática. Quatro interrogações-chave orientaram esta abordagem: i) Até que ponto a avaliação externa está a funcionar como um molde cultural na vida das escolas?; ii) De que forma as organizações escolares redefinem localmente a sua missão estratégica?; iii) Que tipos de liderança estão a ser desenvolvidos nas organizações?; iv) Em que moldes as organizações escolares têm organizado os processos pedagógicos (turmas, controlo da disciplina)? Reflectir criticamente sobre a forma como as escolas se apropriam dos processos políticos e os transformam em práticas concretas de intervenção democrática, constitui também uma forma (pedagógica) de reconhecer e devolver aos profissionais da educação um papel activo e comprometido com o processo de construção da autonomia democrática das suas escolas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20935
Versão da editorahttp://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo PDF.pdfArtigo ESC 383,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID