Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20935
Título: | A construção da autonomia num contexto de dependências : limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Autonomia das escolas Democracia e participação Cultura escolar Cultura organizacional escolar |
Data: | Jun-2011 |
Editora: | Edições Afrontamento |
Revista: | Educação, Sociedade & Culturas |
Resumo(s): | O texto que se apresenta explora a problemática da autonomia, tal qual ela é experienciada quotidianamente nas escolas, mobilizando para o efeito alguns episódios significativos da vida escolar extraídos de algumas pesquisas empíricas em curso. A análise destes dados permitiu reflectir sobre os diferentes usos que os actores escolares dão às suas margens relativas de autonomia, fortalecendo ou limitando o processo de decisão democrática. Quatro interrogações-chave orientaram esta abordagem: i) Até que ponto a avaliação externa está a funcionar como um molde cultural na vida das escolas?; ii) De que forma as organizações escolares redefinem localmente a sua missão estratégica?; iii) Que tipos de liderança estão a ser desenvolvidos nas organizações?; iv) Em que moldes as organizações escolares têm organizado os processos pedagógicos (turmas, controlo da disciplina)? Reflectir criticamente sobre a forma como as escolas se apropriam dos processos políticos e os transformam em práticas concretas de intervenção democrática, constitui também uma forma (pedagógica) de reconhecer e devolver aos profissionais da educação um papel activo e comprometido com o processo de construção da autonomia democrática das suas escolas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20935 |
Versão da editora: | http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo PDF.pdf | Artigo ESC | 383,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |